Posso usar piercing no nariz após a Rinoplastia?

rosto-feminino-com-piercing-na-lateral-de-nariz.png

As dúvidas sobre o pós-operatório de uma cirurgia plástica são tópicos muito sensíveis para quem busca realizar esse sonho. A Rinoplastia, por ser uma das mais almejadas, representa grande parte dessas dúvidas.

Acessórios podem afetar o pós-operatório e resultado de uma Rinoplastia, como os piercings de nariz, por exemplo. Confira o texto e saiba mais!

Depois do procedimento de Rinoplastia, o nariz passa por um período de cicatrização e recuperação. Acessórios que tenham contato direto com o nariz não são indicados, por exemplo, uso de óculos de sol ou de grau, liberados apenas após 2 meses da cirurgia.

Piercings também podem representar um risco interferir no processo de cicatrização e aumentar o risco de complicações. Confira algumas razões para isso:

Preparação do pré-operatório

Uma das orientações da equipe de enfermagem no preparto do paciente para uma cirurgia é que todos os acessórios devem ser removidos, entre eles colares, anéis, brincos e piercings. Em alguns casos até mesmo esmaltes e cílios postiços.

Cicatrização

A Rinoplastia envolve a remodelação da estrutura nasal, sendo normal ter certo nível de inchaço, sensibilidade durante a cicatrização interna e externa. O uso do piercing no nariz nesse período inicial pode afetar o tempo da recuperação correta.

Infecção

O nariz é o nosso filtro de ar para o corpo, portanto é um local considerado sujo, precisa estar durante a recuperação da Rinoplastia higienizado, conforme as orientações do cirurgião plástico.

O paciente toma antibióticos durante 2 semanas após a cirurgia para combater possível infecção e deve lavar o nariz internamente com soro e gaze algumas vezes por dia.

Porém a pele e todos os tecidos nasais ainda estão em recuperação e, portanto mais suscetíveis ao que uma exposição a um objeto estranho como as jóias do piercing.

Desconforto

Pessoas que tem piercing sabem que é necessária certa movimentação para higienizar, até mesmo remover durante o banho. Esses movimentos e a pressão do piercing podem causar dor e até mesmo prejudicar os resultados da rinoplastia.

rosto feminino e mão de médico mostrando realização de rinoplastia

Consulte o seu cirurgião plástico especialista em Rinoplastia

Em geral, é recomendável esperar até que o nariz esteja completamente cicatrizado antes de colocar um piercing. Isso pode levar várias semanas ou até meses, dependendo da extensão da cirurgia e da resposta individual do paciente ao processo de cicatrização.

Antes de considerar colocar um piercing no nariz após a Rinoplastia, é importante consultar seu cirurgião plástico. Ele poderá avaliar o estado de cicatrização do nariz e fornecer orientações personalizadas sobre quando é seguro usar piercing e como cuidar adequadamente do nariz durante esse processo.

Caso o paciente deseje realmente voltar a usar ou colocar pela primeira vez, o piercing mais adequado é o que vai apenas na asa nasal, os de septo não são indicados após a Rinoplastia.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?