Quais as restrições alimentares após a Rinoplastia?

face-de-mulher-em-duvida-com-palmas-das-maos-levantadas-e-viradas-para-cima

Após qualquer cirurgia, seja ela de caráter estético ou não, o paciente precisa seguir algumas orientações para uma melhor recuperação e cicatrização, incluindo pequenas restrições alimentares.

 Não é diferente para a Rinoplastia, se esse é o procedimento que você busca e tem dúvidas sobre o pós-operatório, confira o texto e saiba mais!

O pós-operatório de uma Rinoplastia costuma ser indolor, o paciente sente apenas dificuldade para respirar pelo nariz, em razão do inchaço interno residual da intervenção cirúrgica. O inchaço regride nos próximos dias, com higiene correta.

É essencial seguir as instruções médicas fornecidas pelo cirurgião plástico que realizou o procedimento para garantir uma recuperação adequada. Comparecer aos retornos nas datas corretas, evitar a exposição solar por pelo menos 60 dias, por igual período evitar uso de óculos e de atividades físicas de alto impacto são algumas indicações.

Em relação à alimentação, geralmente não há muitas restrições específicas, mas algumas precauções podem ser recomendadas para minimizar o desconforto e facilitar a cicatrização.

Aqui estão algumas orientações gerais:

Evite alimentos duros e quentes

Alimentos como nozes, pipoca, batatas fritas e alimentos similares podem ser difíceis de mastigar e podem causar desconforto logo no início do pós-operatório.

Prefira alimentos macios e fáceis de mastigar, opte por alimentos como sopas, purês, iogurtes, smoothies, ovos mexidos, peixes cozidos e frutas maduras. Estes alimentos são suaves e não colocam pressão excessiva sobre o nariz.

Prefira consumir todos esses alimentos frios ou pelo menos em temperatura mediana, alimentos muito quentes não são indicados para o pós-operatório.

Reduza o consumo de alimentos salgados ou gordurosos

O consumo excessivo de sal e gordura além de dificultarem a digestão pode levar à retenção de líquidos, que contribuem para aumento do inchaço,  o que pode ser contraproducente durante o período de recuperação.

alimentos saudáveis para o pós-operatório de Rinoplastia

Evite bebidas alcoólicas e cafeína em excesso

Essas substâncias podem aumentar o risco de inchaço e interferir na cicatrização. Após uma cirurgia seu corpo precisa se focar na sua cicatrização e consumir toxinas não é indicado.

Mantenha-se hidratado

Beba bastante água para ajudar na recuperação e evitar a desidratação, bem como na retenção de líquidos, principalmente se a Rinoplastia for realizada em períodos mais quentes do ano.

Siga as instruções médicas

 Se o seu cirurgião plástico fornecer instruções específicas sobre a sua dieta pós-operatória, certifique-se de segui-las cuidadosamente.

Lembre-se de que cada cirurgia e cada paciente são únicos, então é importante discutir qualquer dúvida ou preocupação relacionada à dieta com o seu cirurgião plástico. Eles poderão fornecer orientações personalizadas com base no seu caso específico.

Essas são algumas orientações a seguir para ter uma recuperação tranquila. O paciente deve ficar de repouso na primeira semana, devendo programar sua alimentação para que não precise cozinhar e ter contato com o vapor quente, além de não abaixar  a cabeça, o que colabora para o inchaço.

Durante o repouso, a posição para deitar deve ser apenas de barriga para cima, devendo evitar ficar de bruços ou de lado, para que o nariz não seja prejudicado.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?