Rinoplastia e Lipoaspiração de papada: Vale a pena associar os dois procedimentos?

Vamos esclarecer várias dúvidas sobre cada uma dessas cirurgias, para quais casos devem ser indicadas, como é a recuperação, resultados esperados e benefícios para essa associação. Se você se interessa pela Rinoplastia e pela Lipoaspiração de papada e está em busca de mudar o seu visual, confira o texto!

O que é Rinoplastia?

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica de alta demanda, ou seja, bastante procurada. Ela possibilita remodelar a estrutura nasal, tratando não somente a cartilagem do nariz como também a parte óssea, dependendo da necessidade de cada caso.

As alterações promovidas pela Rinoplastia são bem extensas e completas, incluem tamanho do nariz, alongando-o ou tornando-o menor e mais delicado, forma da ponta nasal e das narinas, assimetrias, redução da projeção da giba, entre outras.

Apesar de ser uma cirurgia de pequeno porte, tem um alto grau de complexidade e só deve ser realizada em ambiente hospitalar de ótima qualidade, por um cirurgião plástico que possua muito conhecimento sobre anatomia facial e experiência neste procedimento. Dessa forma maximiza-se as chances de obter resultados excelentes.

Para que a Rinoplastia seja indicada é necessário além do desejo do paciente, que seja realizado exame clínico e exames complementares, assim as melhores técnicas para cada caso e necessidade podem ser direcionadas.

A grande motivação da busca pela Rinoplastia é a beleza, para atingir esse objetivo o cirurgião plástico considera vários fatores. Entre eles a avaliação das proporções faciais, traços étnicos e harmonia facial para entregar resultados mais naturais e bonitos, que não mostrem de forma óbvia que uma plástica foi realizada.

A Rinoplastia costuma durar em média 3 horas e o paciente tem alta geralmente no mesmo dia em que ocorreu o procedimento. A anestesia mais segura é a geral, principalmente quando a parte óssea será acessada na cirurgia, assim o anestesista tem total controle das vias aéreas do paciente.

Para a realização da Rinoplastia podem ser utilizadas várias técnicas, são elas:

Rinoplastia aberta:  É feita uma pequena incisão na região inferior da columela, ou seja, entre as narinas, e outra na parte interna do nariz. Essa técnica permite ao cirurgião plástico ter uma visão de mais qualidade, facilitando as alterações a serem realizadas na estrutura nasal.

A Rinoplastia aberta permite mais precisão e controle ao profissional enquanto ele levanta a pele do osso nasal, expondo o nariz para promover os ajustes necessários.

Rinoplastia fechada: A incisão nesse caso é realizada na parte interna de uma ou de ambas as narinas. O cirurgião plástico faz alterações desejadas com auxílio de utensílios cirúrgicos bem pequenos. Esse método tem caráter menos invasivo pelo menor deslocamento de pele, portanto o pós-operatório é bem mais tranquilo.

A recuperação de Rinoplastia costuma ser amena e sem dor, é comum que o paciente relate dificuldade de respirar pelo nariz durante os primeiros dias. Isso é passageiro e melhora com alguns cuidados de higiene passados pelo cirurgião plástico e gradual redução do inchaço interno.

Algumas áreas do rosto, sobretudo abaixo dos olhos podem ficar arroxeadas e um pouco mais inchadas, isso é totalmente normal e esperado. Recomenda-se compressas frias de soro fisiológico e drenagens manuais para aliviar esse incômodo.

O repouso é de uma semana, mas exercícios físicos, uso de óculos e exposição solar costumam ser liberados após dois meses ou de acordo com a orientação do cirurgião plástico que realizou o procedimento. A mudança no desenho do nariz é visível logo após a cirurgia, mas pode levar até 1 ano para mostrar seu resultado definitivo.

Leia mais: Rinoplastia e o equilíbrio facial

O que é Lipoaspiração de papada?

O principal incômodo das pessoas que buscam a cirurgia plástica de Lipoaspiração de papada é o excesso de gordura na região inferior ao queixo. As causas para que ocorra esse acúmulo de gordura são diversas, dentre elas peso em excesso, fatores genéticos ou idade.

O aspecto estético do queixo duplo afeta muito a autoestima dos pacientes, quando está mais saliente nem mesmo a perda de peso e alimentação regrada podem diminuí-lo. Por isso é necessária intervenção cirúrgica para resolver essa queixa.

Também conhecida como Lipoaspiração de pescoço, é um procedimento cirúrgico estético, realizado em ambiente hospitalar e através de anestesia. Muito eficaz para remoção da gordura em excesso na região da papada.

A recuperação da Lipoaspiração de papada é tranquila, sem dor para o paciente. Pode ocorrer uma leve equimose (manchinhas roxas) no local da aspiração. Durante o período de 10 dias mais ou menos após a cirurgia é indicado que o paciente use uma faixa compressiva no pescoço.

Nesse período de pós-operatório como em qualquer outra cirurgia, o paciente deve ter repouso, sobretudo na primeira semana. Após esse prazo, atividades de rotina como trabalho e estudos podem ser retomadas. Exercícios físicos de maior intensidade costumam ser liberados após um mês, seguindo sempre orientações do cirurgião plástico que realizou o procedimento.

Pode ocorrer um leve inchaço, normal pela intervenção cirúrgica recente,  sessões de Drenagem Linfática podem ser muito úteis para diminuir esse incômodo. Outra recomendação também aplicada a outras cirurgias é evitar o sol para não manchar a pele e causar inchaço nesse início de pós-operatório.

O resultado já é visível logo após a cirurgia, pelo melhor delineamento do perfil, ficando bem mais evidente após seis semanas e de forma mais definitiva entre seis meses até um ano da realização. Os resultados além de eficazes são duradouros, já que é mais difícil ocorrer formação de novo depósito de gordura no local.

Leia Mais: Lipoaspiração de pescoço

Quais os benefícios de associar uma Rinoplastia com a Lipoaspiração de papada?

Os resultados esperados da Lipoaspiração de papada incluem a eliminação da gordura em excesso no local, melhora a firmeza do pescoço e  promove um efeito de rejuvenescimento. Isso destaca o novo contorno do nariz, potencializando a beleza.

Essa associação é excelente por vários motivos, os principais são que o paciente pode se beneficiar aproveitando a mesma anestesia para os dois procedimentos, a mesma recuperação e melhoram muito o aspecto do perfil, já que são cirurgias do mesmo segmento.

Não adianta ter um nariz bonito e ter uma papada saliente, por isso o cirurgião plástico, com um bom senso estético e experiência, irá indicar a combinação de técnicas que mais favorecerá a harmonia dos traços do paciente e melhora o perfil como um todo.

A Rinoplastia e Lipoaspiração de papada são uma associação excelente para deixar a pessoa mais bonita e mais jovem. Além do enorme ganho em qualidade de vida pelo bem estar, aumento da autoestima e satisfação pessoal com a própria imagem. Esse é o objetivo de todos, não é mesmo?

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?