Rinoplastia: a cirurgia estética mais complexa

DUAS-FACES-DE-MULHER-PARALELAS-ANTES-E-DEPOIS-DA-RINOPLASTIA

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica com um incrível potencial de embelezamento e de resgate da autoestima. Por isso mesmo está sempre no pódio das cirurgias mais procuradas na área estética.

Confira o texto e entenda mais sobre o quão complexa é a Rinoplastia!

Durante a formação do cirurgião plástico, em seus estudos deve completar seis anos em medicina e após isso, dois anos de residência em cirurgia geral e três anos de residência em cirurgia plástica. O último procedimento do aprendizado do cirurgião plástico em formação é a Rinoplastia.

A Rinoplastia é considerada o topo da pirâmide de aprendizado, existe uma curva de aprendizado muito expressiva. Quanto maior o tempo de aprendizado para a execução da Rinoplastia, melhores tendem a ser os resultados de uma Rinoplastia.

O nariz é uma região do nosso corpo que atrai bastante o foco da nossa atenção, por sermos seres únicos, nossas características são distintas. Existem vários formatos de nariz e pode ocorrer dessa área do rosto estar desalinhada com as demais.

Nossa ideia de beleza está baseada em equilíbrio e proporção das formas faciais, esse é um dos principais objetivos da Rinoplastia: Trazer harmonia para o rosto pela modificação do nariz. A Rinoplastia pode alterar o tamanho do nariz, a forma e projeção da ponta nasal, largura das narinas, entre outras modificações.

A indicação para Rinoplastia além de desejo estético, pode ser funcional pois existe possibilidade de alinhá-la a métodos que corrigem problemas respiratórios. A Rinoplastia também corrige situações em que ocorreram deformidades no nariz, decorrentes de traumas e acidentes, por exemplo.

A cirurgia pode ser recomendada logo que a estrutura nasal esteja completamente formada, em meninas isso ocorre por volta da idade de quinze anos e em meninos, leva um pouco mais de tempo, por volta dos dezessete anos. O que não impede que pessoas maduras também realizem o procedimento e fiquem extremamente satisfeitas com o resultado.

Se submeter a Rinoplastia geralmente é um sonho, essa transformação da aparência simboliza mais que realce da beleza, mas sim uma melhor relação com o espelho e com nossa autoestima. Buscar um profissional correto para esse procedimento é sem dúvidas crucial, dada a complexidade da Rinoplastia.

A Rinoplastia é uma cirurgia de alta complexidade, mas qual a razão para isso?

Embora tenha um tempo cirúrgico considerado pequeno, cerca de duas horas e meia a três horas e por isso excelente associação com outras cirurgias estéticas, a Rinoplastia é uma cirurgia de alta complexidade e não abre margem para falhas.

Leia Mais: Associar a correção de desvio de septo com a Rinoplastia:

O cirurgião plástico durante o procedimento pode acessar todos os tecidos do nariz, dependendo de cada caso e da extensão das alterações necessárias.

Para que o profissional possa modelar o seu nariz dos sonhos, muitas vezes a pele do nariz, cartilagem e até os ossos precisam sofrer modificações. Isso proporciona a mudança no formato e tamanho nasal.

O nível de excelência esperado de uma Rinoplastia depende de alguns aspectos, entre eles:

– a estrutura física hospitalar e da equipe médica de apoio, como anestesista;

– nível de experiência do cirurgião plástico e seu conhecimento da anatomia humana;

– bom senso estético do cirurgião plástico;

– alinhamento de expectativas do paciente com as possibilidades das técnicas e alterações que o profissional se propõe a atingir;

– bom estado de saúde do paciente comprovado por exames

– seguir orientações de pré e pós-operatório corretamente.

É preciso entender também que um cirurgião plástico sério, de credibilidade terá acesso a hospitais de ponta, dados corretos e atuação regulamentada pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) e SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), bem como comprovações e relatos positivos de pacientes anteriores.

Dentre os fatores anatômicos considerados para a Rinoplastia estão ângulos, medidas, proporções do rosto, altura, peso, idade, sexo, estrutura corporal, espessura da pele, entre outras. Cada paciente é avaliado de maneira totalmente única e cada nariz tem o melhor resultado que se aplica ao seu caso e as técnicas devem se adequar às particularidades do paciente.

Em uma escala bem mais reduzida que no restante do corpo, a estrutura óssea, muscular e cartilaginosa, pequenas veias e ramificações das artérias e terminações nervosas são componentes do nariz. Isso deixa implícito a necessidade de uma cirurgia meticulosa.

Cada tipo de nariz, como explicamos, deve ser tratado de forma única e as suas características irão impactar na complexidade da Rinoplastia. Mudanças menores como as realizadas no dorso ou somente nas narinas possuem um grau de dificuldade menor, enquanto que as que necessitam de maior intervenção como quebra ou raspagem óssea são extremamente mais complexas.

A correção de desvio de septo, que entra no quadro funcional já citado, modificações na ponta do nariz e enxertos também são exemplos de casos mais complexos de Rinoplastia. Entre os fatores que são analisados para a Rinoplastia já consideramos a espessura da pele.

O tipo de pele mais fina ou mais grossa também contribui para elevar ou diminuir a complexidade cirúrgica. Cada espessura de pele requer cuidados específicos, assim como narizes que já sofreram alguma intervenção cirúrgica e narizes ditos primários, que nunca passaram por cirurgia.

Somente um cirurgião plástico especialista em Rinoplastia e com muita experiência está apto a lidar com todos esses quesitos e mesmo assim lhe entregar o seu nariz dos sonhos.

Leia Mais: 9 principais questionamentos sobre Rinoplastia
 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?