Os 9 principais questionamentos sobre rinoplastia esclarecidos por um cirurgião plástico especialista

foto de mulher pensativa com o nariz destacado mostrando dúvida sobre rinoplastia

Os pacientes que buscam uma cirurgia plástica desejam ter sua autoestima elevada através da modificação facial ou corporal promovida pela intervenção cirúrgica, assim como mais qualidade de vida e bem estar com a própria imagem.

Esse momento de pesquisa sobre o procedimento e o profissional que irá realizá-lo, desperta muita ansiedade e com isso muitas dúvidas.

Vamos esclarecer algumas das principais dúvidas relacionadas à cirurgia de rinoplastia, uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e no mundo.

  • A rinoplastia pode ser feita em qualquer idade?

Sim, não existe um limite de idade para a realização da rinoplastia, porém é recomendado que meninas façam após completar os 15 anos e meninos após os 17 anos.

 Até este período os ossos da face estão em desenvolvimento, o que também pode acontecer em adolescentes de 12, 13 anos que se desenvolveram mais rapidamente.

Para os pacientes mais maduros a única exigência é que os exames pré-operatórios estejam todos dentro da normalidade, essa regra vale para todos os demais pacientes que desejam se submeter à cirurgia de rinoplastia, independente da idade.

  • Posso escolher como meu nariz irá ficar?

Não, durante a consulta o cirurgião plástico, vai analisar a estrutura facial do paciente e verificar as possibilidades para aquele nariz,  entregando o nariz possível para cada paciente, sempre buscando o melhor resultado para a harmonia e beleza do rosto.

  • Tenho dificuldade respiratória, posso resolver este problema na cirurgia de rinoplastia?

Sim, em muitos casos os pacientes possuem queixa funcional, apresentando problemas como o desvio de septo, nesses casos a rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos, podendo ser realizados pelo próprio cirurgião plástico ou se necessário contar com a intervenção de um otorrinolaringologista, para casos mais complexos.

  • Qual a duração da cirurgia de rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia complexa e muito rica em detalhes. A duração do procedimento costuma ser de 3 a 5 horas, dependendo da complexidade. O paciente costuma receber alta hospitalar no mesmo dia.

  • Qual a anestesia utilizada na rinoplastia?

A rinoplastia é realizada em ambiente hospitalar e pode ser feita com anestesia local e sedação em cirurgias mais simples, onde não será necessário tratamento da parte óssea.

Pode ser realizada também com anestesia geral, indicada como a mais segura, pois o anestesista tem total controle das vias aéreas do paciente, mantendo a oxigenação ideal

  • Logo após a cirurgia já é possível ver o resultado final?

Não, logo após a cirurgia o nariz estará inchado e com possíveis edemas (roxidão), sendo este um processo normal. Se o paciente estiver seguindo corretamente todos os protocolos do pós-operatório, com o passar dos dias o inchaço irá diminuindo e em poucas semanas será possível ver como o resultado com mais clareza. A visualização do resultado final da rinoplastia pode durar até um ano.

  • Quanto tempo após a rinoplastia o paciente pode retomar as  atividades do dia a dia?

É recomendado repouso de uma semana, porém algumas atividades leves como estudo e trabalho em home Office, podem ser liberados em 3 dias.

Exercícios físicos podem ser retomados em dois meses, após a avaliação do seu médico e sempre evitando atividades de impacto para não ocorrer o risco de trauma no nariz.

  • Quais os cuidados durante o pós-operatório de rinoplastia?

A recuperação da cirurgia de rinoplastia é basicamente indolor.

Nas primeiras 24 horas o ideal é evitar alimentos muito quentes e duros, mas após este período não há restrições.

É recomendado ao paciente que evite exposição solar e ambientes quentes, pois o calor pode provocar inchaços no nariz.

O uso de óculos, seja ele de grau ou escuro, é liberado após 6 semanas, ou seja caso o paciente faça uso continuo de óculos de grau é sugerido que faço uso de lentes neste período.

O cirurgião plástico irá indicar ao paciente todos os cuidados de higiene e orientar sobre a importância dos retornos. Seguindo corretamente as instruções a recuperação será tranqüila.

  • Como escolher o cirurgião plástico para realizar a minha rinoplastia?

O paciente deve verificar alguns pontos importantes, entre eles, se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), seu tempo de atuação na área e na especialidade de rinoplastia.

Atualmente esses dados são facilmente verificados pela internet, onde também está disponível feedback de outros pacientes a respeito do médico, clínica e hospital no qual ele realiza seus procedimentos cirúrgicos.

Tanto o profissional como sua equipe e o ambiente hospitalar devem oferecer toda a estrutura necessária para garantir segurança do paciente, no pré e pós-operatório, assegurando assim os melhores resultados possíveis para a cirurgia.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?