O impacto da cirurgia plástica na autoestima

Mulher olhando no espelho

A correção de imperfeições físicas e de condições estéticas incômodas em nossa aparência pode ser extremamente benéfica para a autoconfiança, autoestima e até mesmo para melhoria da qualidade de vida. Confira o texto e entenda mais sobre os diversos aspectos positivos da cirurgia plástica!

A insegurança causada por questões físicas incômodas pode atrapalhar muito a vida das pessoas, até mesmo causando isolamento social e grande sofrimento. Esses pacientes costumam buscar a cirurgia plástica para resolução dessas queixas, que podem ir bem além da estética.

O que é cirurgia plástica?

É uma das especialidades médicas com atuação bem ampla e que trata patologias, situações decorrentes de traumas, acidentes ou melhoria de questões estéticas.

Leia mais: O que é uma cirurgia estética?

Quais os benefícios da cirurgia plástica?

Os benefícios da cirurgia plástica são inúmeros, capazes de ter grande impacto na autoestima dos pacientes e transformar vidas. Conheça agora alguns desses benefícios:

Melhora na socialização

Muitas pessoas, tanto homens como mulheres, podem se sentir desconfortáveis e inseguros com gorduras localizadas, traços faciais em desarmonia, sinais de envelhecimento, pele flácida, entre outras questões com o próprio corpo.

As cirurgias plásticas corrigem essas queixas, proporcionando ao paciente uma melhoria da qualidade de vida, mais confiança e melhor relação com sua própria imagem. Isso contribui de forma muito benéfica para uma vida pessoal e social mais saudável.

Confiança para tirar fotografias

Pode ser muito complicado para uma pessoa que tem incômodos com sua aparência se sentir bem ao tirar fotografias. Essa é uma queixa bem comum dos pacientes que buscam a rinoplastia, por exemplo.

As cirurgias plásticas trazem resultados incríveis para correção dessas imperfeições que causam incômodos e insegurança, realçando a beleza e trazendo mais harmonia aos traços.

Melhora na vida profissional

Mesmo que uma pessoa tenha muito potencial e experiência, é difícil se sentir confiante no ambiente de trabalho quando se sente desconfortável com algum traço físico, por exemplo, em reuniões, palestras e até mesmo convivência diária com os colegas e clientes.

As cirurgias plásticas representam para essas pessoas uma oportunidade de melhorar essas questões incômodas, trazendo mais segurança e confiança pelo aumento da autoestima.

Melhoria no relacionamento com o parceiro

Quando falamos sobre relacionamentos amorosos as imperfeições físicas podem atrapalhar bastante e trazer muitas inseguranças. Por exemplo, algumas mulheres não se sentem confortáveis nas relações sexuais por não gostarem da aparência de seus próprios corpos e isso pode impactar a relação negativamente.

Queixas comuns estão relacionadas aos seios e à gordura localizada. No primeiro caso, pela flacidez e assimetria dos seios, podem ser corrigidas pelas cirurgias de mastopexia e mamoplastia. Quanto à gordura em áreas indesejadas é indicado o procedimento de lipoaspiração.

Outra cirurgia plástica comum com excelentes resultados é a de ninfoplastia, indicada para mulheres que se sentem desconfortáveis com o tamanho dos pequenos lábios vaginais.

Leia mais: Quando a ninfoplastia é indicada?

Essa condição pode além de causar insegurança com a estética, causar dores durante o ato sexual e até mesmo no uso de roupas apertadas em razão das dobras de pele em excesso.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?