Harmonização facial: como é feita?

Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre a Harmonização Facial, esse procedimento que está em alta entre os famosos. Como ela é feita? O resultado é definitivo? Se você também tem essas e outras dúvidas, confira o texto!

O que é a Harmonização facial?

A harmonização facial consiste em uma técnica onde o cirurgião plástico utilizará o preenchimento facial para corrigir imperfeições e assimetrias ou realçar alguns pontos do rosto, buscando mais harmonia para o rosto.

Durante a consulta o cirurgião plástico vai analisar o rosto do paciente, definindo os locais que deverão receber o preenchedor para que haja equilíbrio e beleza no resultado final.

Qual produto é utilizado na harmonização facial?

A substância mais utilizada em preenchimentos faciais é o ácido hialurônico. O resultado é instantâneo, mas seu efeito é temporário, dura cerca de 18 meses, podendo chegar a 2 anos em alguns casos.

O ácido hialurônico é totalmente compatível com o nosso organismo, já que o mesmo pode ser encontrado no corpo humano, mas com o passar dos anos a produção desse ácido diminui.

O ácido hialurônico é a forma mais segura para realizar preenchimento facial. Preenchedores de caráter definitivo não são indicados para aplicação em nenhuma área do corpo.

Leia Mais: O que o ácido hialurônico faz no nariz?

Quais os pontos da face que podem ser modificados pela harmonização facial?

O preenchimento deve ser feito de acordo com a avaliação do cirurgião plástico, respeitando ângulos e a anatomia do paciente, assim o resultado será mais equilibrado.  

O preenchedor pode ser aplicado nas seguintes regiões:

– Nariz: A aplicação pode ser realizada na ponta do nariz para elevar ou para rebaixar o ângulo.

– Malar (maçãs do rosto): realizada na região superior das maçãs do rosto para dar efeito de definição e aumento da projeção do malar. Também é possível aplicar entre a bochecha e a pálpebra para reduzir assimetrias que ocasionam olheiras profundas.

– Mandíbula: Quando é aplicado nessa área o preenchimento promove o alongamento, definição e também aumento do ângulo da mandíbula.

– Mento (queixo): A aplicação nessa região aumenta a largura, projeção e altura do queixo.

– Lábios: O preenchimento labial pode definir o contorno e dar mais volume aos lábios.

– Sulco nasogeniano (bigode chinês): As substâncias preenchedoras proporcionam a correção desses sulcos, suavizando e rejuvenescendo a expressão.

Como é feita a aplicação?

A harmonização é um tratamento estético não cirúrgico, portanto não é invasivo e pode ser realizado no consultório do cirurgião plástico.

Inicialmente é aplicada uma fina camada de pomada anestésica, assim o paciente não sente dor durante o procedimento. Em sequência o preenchedor é injetado por finas agulhas no local definido.

A aplicação dura cerca de 30 minutos, podendo se prolongar de acordo com a extensão ou quantidade de áreas do rosto.

Como é a recuperação após a aplicação?

Devido ao uso de microagulhas para que o produto seja injetado no rosto, pode haver inchaços e até mesmo uma leve vermelhidão posteriores ao procedimento, mas nada que impeça o paciente de realizar suas atividades de rotina.

É recomendado ao paciente que evite exposição solar e massagens faciais, pois elas poderão interferir no resultado.

Posso associar outros procedimentos em uma harmonização facial?

Sim, para maximização dos efeitos da harmonização facial por meio do preenchimento facial podemos associar outros procedimentos, como a toxina botulínica.

A toxina botulínica é uma substância utilizada para suavizar as linhas de expressões, rugas e corrigir imperfeições, por exemplo, na linha da sobrancelha.

Microagulhamento e peeling também são tratamentos faciais complementares ao preenchimento facial e a aplicação de toxina botulínica. Atuam ativando a produção de colágeno e renovação celular, deixando a pele do rosto com um aspecto mais jovial.

Leia Mais: Peeling Ácido Atinoico

Para quem é indicada a harmonização facial?

A harmonização facial é indicada para pacientes que queiram uma mudança baseada no equilíbrio dos traços faciais, realçando a beleza natural, sem a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico.

Não existe um limite de idade para realizar a harmonização facial, podendo ser realizado em pacientes em idade mais madura e em pessoas jovens. A harmonização facial não corrige somente sinais de envelhecimento, mas  proporcionam uma melhora na aparência de forma bem ampla.

Como escolher o profissional que fará o procedimento?

A harmonização facial deve ser feita por um profissional com experiência e conhecimento das substâncias preenchedoras, bem como domínio da anatomia facial.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?