Rinoplastia na adolescência: o que levar em consideração?

Rinoplastia na adolescência: o que levar em consideração

Mesmo antes de completar a maioridade, ou seja, 18 anos, muitas pessoas desejam fazer alterações em seus corpos, seja por questões estéticas ou de necessidade. Um caso em que podemos citar é a rinoplastia, a cirurgia que remodela o nariz, podendo aumentar, diminuir, alongar e até mesmo deixá-lo mais empinado ou com as abas nasais menores. Mas, adolescentes podem mudar o nariz? Essa é uma dúvida muito recorrente e para ser explicada precisa levar em conta diversos fatores.

Rinoplastia na adolescência: existe idade ideal? Ela pode ser feita?

A rinoplastia na adolescência pode parecer rara, mas é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas se questionam sobre idade ideal, mas não existe uma idade específica. A recomendação dos médicos é que ela seja feita quando a pessoa ja tem o rosto completamente crescido, ou seja, após os 15 anos, geralmente. E sobre a questão de ser proibida para menores de idade, não existe nenhuma lei que impeça menores de idade a fazerem cirurgias plásticas. Mas, é preciso que os responsáveis permitam e que o médico esteja ciente sobre a idade do paciente. Entenda mais:

O que levar em conta na cirurgia de rinoplastia em adolescentes?

É importante manter a estrutura do nariz do paciente! É abusivo fazer intervenções agressivas e incompatíveis com o rosto. É importante harmonizar o nariz com toda a superfície do rosto. Qualquer pessoa com um rosto maior não pode ter um nariz muito pequeno e vice-versa. Se uma pessoa tem um queixo grande, o nariz deve acompanhá-lo, para seguir a simetria facial.

Infelizmente, existem jovens que querem o nariz de determinada celebridade, e isso não é indicado. Se aquele nariz não condiz com a pessoa, o cirurgião tem que dizer não. Uma pessoa não pode fazer uma cirurgia plástica com expectativas irreais ou exageradas. A cirurgia plástica contemporânea luta contra a artificialidade.É necessário corrigir falhas muito naturalmente!

Fazer a cirurgia na adolescência tem algumas vantagens

Além dos fatores de cicatrização serem maiores e a recuperação ser mais rápida, em aspectos psicológicos há também vantagens. A aceitação e satisfação com os resultados costumam ser mais satisfatórios nos pacientes mais jovens, ou seja, os adolescentes, quando comparados com aqueles que realizam a cirurgia em idades mais avançadas.
Isso se deve a própria adolescência: Como já estão um período de mudanças, a correção da estética do nariz e do rosto é muito bem aceita durante este período, e por isso é visto por muitos como a melhor fase para submeter-se à rinoplastia.

Mas é importante salientar que cada caso é único e a rinoplastia deve ser muito bem pensada, pois é uma cirurgia com resultados para o resto da vida!

Especialista em rinoplastia

O dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e a realizar seu sonho da rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?