A rinoplastia é uma das cirurgias relacionadas à estética que as mulheres e homens mais costumam buscar. Isso porque uma mudança no nariz pode apresentar melhorias no aspecto estético central do rosto e também na parte funcional. Isto é, por estar localizada exatamente no centro da face, se a estrutura nasal estiver em desarmonia, pode gerar um descontentamento e baixa autoestima do paciente.
Conhecida como um dos procedimentos mais desafiadores da cirurgia plástica, a rinoplastia precisa ser realizada por um cirurgião especialista e experiente. Quando o assunto é cirurgia plástica do nariz, existem duas filosofias que podem ser utilizadas: a redutora e a estruturada.
Como é realizada a rinoplastia estruturada?
A rinoplastia estruturada é uma técnica que foi desenvolvida nos Estados Unidos nos anos 90 por Dr. Jack P. Gunter e o Dr. Dean Toriumi. De acordo com o caso de cada paciente, essa filosofia consiste na retirada de quantidades de cartilagem e ossos, para que o nariz possa ser esculpido.
A diferença para a rinoplastia redutora, é que na estruturada são colocados pontos de fixação e enxertos de cartilagem, advindos do septo, costela ou orelha do próprio paciente. Dessa forma, utilizando-os para fortalecer a estrutura esquelética nasal remanescente e reconstruir ligamentos que foram interrompidos durante a cirurgia.
Com as estruturas ósseas e cartilaginosas fortalecidas, as funções respiratórias também são otimizadas, já que a pele fica sustentada e afastada, permitindo a passagem de ar para a correta respiração.
Quais os benefícios da rinoplastia estruturada?
A primeira vista a rinoplastia estruturada pode parecer mais invasiva e até desnecessária, porém possui diversas vantagens duradouras e consistentes, que podem impactar nos resultados a longo prazo.
A rinoplastia redutora pode enfraquecer o esqueleto, aumentando a vulnerabilidade das cartilagens. Isso porque a estrutura nasal, após a cirurgia, sofre com o efeito de diferentes forças. É o caso, por exemplo, do tecido cicatricial (fibrose) que se formará ao redor das cartilagens, que podem deformar a modelagem realizada pelo cirurgião.
Assim, a filosofia estruturada foi desenvolvida pensando justamente em fortalecer a estrutura do nariz. Ou seja, isso significa que, utilizando essa técnica, existem menos chances dos resultados serem distorcidos.
Rinoplastia estruturada: cuidados do pós-operatório
Independente da filosofia escolhida, a rinoplastia, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, necessidade de alguns cuidados durante o período do pós-operatório, a fim de ter uma recuperação adequada e evitar qualquer problema.
É normal que, durante a primeira semana, seja difícil respirar pelas narinas. Nesses casos, um descongestionante nasal pode ser indicado pelo cirurgião. A alimentação após a cirurgia deve ser mais pastosa, sendo importante a ingestão de alimentos com propriedades cicatrizantes, vitamina A vitamina E, ferro e ômega 3. Por pelo menos 3 semanas, a prática de exercícios físicos deve ser evitada.
A importância de escolher um médico especialista
A rinoplastia estruturada é uma técnica específica e, como tal, precisa ser realizada por um médico especialista no assunto. Por isso, antes de qualquer coisa, confirme se ele é registrado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Se possível, converse com pacientes antigos e confira resultados reais. Ter um cuidado na hora de escolher o profissional é extremamente importante para ter bons resultados.
Dr. Iran Sanches
Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.