Rinoplastia: Estruturada, você sabe o que é?

A rinoplastia é uma das cirurgias relacionadas à estética que as mulheres e homens mais costumam buscar. Isso porque uma mudança no nariz pode apresentar melhorias no aspecto estético central do rosto e também na parte funcional. Isto é, por estar localizada exatamente no centro da face, se a estrutura nasal estiver em desarmonia, pode gerar um descontentamento e baixa autoestima do paciente.

 

Conhecida como um dos procedimentos mais desafiadores da cirurgia plástica, a rinoplastia precisa ser realizada por um cirurgião especialista e experiente. Quando o assunto é cirurgia plástica do nariz, existem duas filosofias que podem ser utilizadas: a redutora e a estruturada.

 

Como é realizada a rinoplastia estruturada?

A rinoplastia estruturada é uma técnica que foi desenvolvida nos Estados Unidos nos anos 90 por Dr. Jack P. Gunter e o Dr. Dean Toriumi. De acordo com o caso de cada paciente, essa filosofia consiste na retirada de quantidades de cartilagem e ossos, para que o nariz possa ser esculpido.

 

A diferença para a rinoplastia redutora, é que na estruturada são colocados pontos de fixação e enxertos de cartilagem, advindos do septo, costela ou orelha do próprio paciente. Dessa forma, utilizando-os para fortalecer a estrutura esquelética nasal remanescente e reconstruir ligamentos que foram interrompidos durante a cirurgia.

 

Com as estruturas ósseas e cartilaginosas fortalecidas, as funções respiratórias também são otimizadas, já que a pele fica sustentada e afastada, permitindo a passagem de ar para a correta respiração.

 

Quais os benefícios da rinoplastia estruturada?

A primeira vista a rinoplastia estruturada pode parecer mais invasiva e até desnecessária, porém possui diversas vantagens duradouras e consistentes, que podem impactar nos resultados a longo prazo.

 

A rinoplastia redutora pode enfraquecer o esqueleto, aumentando a vulnerabilidade das cartilagens. Isso porque a estrutura nasal, após a cirurgia, sofre com o efeito de diferentes forças. É o caso, por exemplo, do tecido cicatricial (fibrose) que se formará ao redor das cartilagens, que podem deformar a modelagem realizada pelo cirurgião.

 

Assim, a filosofia estruturada foi desenvolvida pensando justamente em fortalecer a estrutura do nariz. Ou seja, isso significa que, utilizando essa técnica, existem menos chances dos resultados serem distorcidos.

Rinoplastia estruturada: cuidados do pós-operatório

Independente da filosofia escolhida, a rinoplastia, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, necessidade de alguns cuidados durante o período do pós-operatório, a fim de ter uma recuperação adequada e evitar qualquer problema.

 

É normal que, durante a primeira semana, seja difícil respirar pelas narinas. Nesses casos, um descongestionante nasal pode ser indicado pelo cirurgião. A alimentação após a cirurgia deve ser mais pastosa, sendo importante a ingestão de alimentos com propriedades cicatrizantes, vitamina A vitamina E, ferro e ômega 3. Por pelo menos 3 semanas, a prática de exercícios físicos deve ser evitada.

A importância de escolher um médico especialista

A rinoplastia estruturada é uma técnica específica e, como tal, precisa ser realizada por um médico especialista no assunto. Por isso, antes de qualquer coisa, confirme se ele é registrado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 

Se possível, converse com pacientes antigos e confira resultados reais. Ter um cuidado na hora de escolher o profissional é extremamente importante para ter bons resultados.

 

Dr. Iran Sanches

Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.

 

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?