Recuperação da rinoplastia: saiba quanto tempo demora para desinchar o nariz

Recuperação da rinoplastia: saiba quanto tempo demora para desinchar o nariz

Por conta da estrutura nasal ser uma das áreas do corpo mais sensíveis e que demora para cicatrizar após qualquer procedimento cirúrgico, muitos pacientes ficam preocupados com o tempo que o nariz leva para desinchar totalmente depois da rinoplastia.

Como o pós-operatório da cirurgia de nariz é constituído por diversas fases, é de fundamental importância os pacientes seguirem todas as recomendações do médico especialista em rinoplastia para garantir uma ótima recuperação.

Rinoplastia: inchaço pós-operatório

O inchaço do nariz depois de passar pelo procedimento de rinoplastia é uma resposta natural do corpo. Devido à sua sensibilidade, o nariz fica bastante inchado e por isso precisa de um tempo significativo para reabsorver o edema por completo.

Ao manter os cuidados pós cirurgia de acordo com as orientações médicas, em aproximadamente 30 dias já é possível observar os resultados da rinoplastia.

No entanto, o inchaço no nariz causado pelo procedimento passa por algumas etapas, com a diminuição gradual do edema até sua eliminação total, o que levaria um período de seis meses a um ano após a rinoplastia.

Afinal, quando o nariz vai desinchar?

A recuperação da cirurgia do nariz leva em consideração diversos fatores, como o tipo de técnica realizada, objetivos da correção estética ou funcional, quadro clínico do paciente e cuidados tomados durante o pós-operatório. 

Além disso, o tempo de reabsorção do inchaço pelo nariz pode variar até mesmo por conta do clima, principalmente quando a rinoplastia é realizada nas temporadas mais quentes do ano, como o verão.

Apesar disso, o inchaço prolongado não significa complicações e o tempo de duração do edema não interfere no resultado final da rinoplastia. Portanto, a dica primordial é manter a paciência durante as etapas para desinchar o nariz. 

Quais são as etapas para desinchar o nariz após rinoplastia?

Até o terceiro dia pós cirurgia: inchaço bastante significativo em toda a região do nariz.

Primeira semana (7 dias): o curativo da rinoplastia é retirado no consultório pelo médico especialista e a diminuição do inchaço quase não é notável.

Duas primeiras semanas: o desinchaço já pode começar a ser perceptível, com a diminuição relevante do edema e o paciente podendo retomar suas atividades cotidianas.

30 a 60 dias após a rinoplastia: no primeiro e segundo mês após cirurgia do nariz, o inchaço vai reduzindo gradualmente. Com cinco semanas costumamos dizer que o resultado é de aproximadamente 80% de redução do edema. Exceções se aplicam para pacientes com pele grossa.

9 a 12 meses:  esse costuma ser o período de definição quase absoluta do resultado

Ficou com dúvidas sobre as fases de recuperação da rinoplastia?

O médico especialista em rinoplastia, Dr. Iran Sanches, possui muitos anos de experiência em cirurgia plástica e métodos inovadores para realizar cirurgia em todos os tipos de nariz. 

Entre em contato com a nossa equipe, tire todas as dúvidas e agende um horário para realizar o sonho da rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?