Qual tempo de curativo após a Rinoplastia?

face-de-mulher-bonita-com-curativo-no-nariz-e-a-mao-junto-ao-rosto

A Rinoplastia é um procedimento muito popular aqui no Brasil, dentro da área estética, é uma das cirurgias mais procuradas. Ela transforma o rosto, tornando o nariz mais bonito e os traços mais equilibrados.

Se você também sonha em realizar uma Rinoplastia, mas tem dúvidas sobre pós-operatório, especialmente sobre curativos, confira o texto e saiba mais!

Geralmente o período de recuperação e pós-operatório de uma cirurgia, seja ela uma plástica ou não, costuma trazer desconforto. No caso da Rinoplastia, o paciente pode ficar tranquilo, não existe dor durante o pós-operatório e o repouso necessário é de 1 semana.

Após esse período já é possível retornar para a sua rotina normal, ir ao trabalho, escola ou faculdade. Durante esses dias iniciais, o cirurgião plástico pode prescrever medicações analgésicas simples em caso algum incômodo.

Outro fato comum da Rinoplastia é a presença de edema, conhecido como inchaço. Esse inchaço na parte interna do nariz pode dificultar a respiração nos primeiros 2 dias após a cirurgia, porém tende a regredir com o tempo, higiene correta e umidificação do nariz.

face-de-mulher-linda-cabelos-longos-com-os-dedos-encontados-nas-faces

O paciente deve seguir corretamente as recomendações observadas pelo profissional que realizou o procedimento. Alguns desses cuidados básicos são:

O curativo do nariz se chama Aquaplast, ele serve para ajudar a modelar o novo e tão almejado nariz, fica na parte externa, sobre o nariz. Esse curativo só é removido pelo cirurgião plástico após o período de 7 a 9 dias da cirurgia.

Leia Mais: Quais cuidados ter com os curativos da Rinoplastia

Após esse período de remoção do curativo, o cirurgião plástico pode julgar necessário colocar fita Micropore, isso serve para ajudar a modelar ainda mais o nariz e evitar o inchaço. O tempo de uso do Micropore é de cerca de 5 dias.

– Não existem grandes restrições alimentares após a Rinoplastia, porém manter uma dieta leve e balanceada é o ideal. Alimentos muito quentes ou com textura mais dura não são indicados no início do seu pós-operatório;

– Evitar atividades físicas excessivas, por pelo menos 2 meses, sobretudo na primeira semana após a Rinoplastia;

– Evitar qualquer situação que possa ocasionar lesão ou trauma ao novo nariz;

– Evitar muito contato com o nariz, não é recomendado assoar ou tocar excessivamente;

– Manter uma higiene adequada do nariz, utilizando o soro fisiológico e a gaze como o cirurgião plástico orienta. Deixar a região interna do nariz sempre úmida também acelera a recuperação.

– Temperaturas muito quentes, mormaço e exposição solar também devem ser evitados, por pelo menos 2 meses;

O curativo do nariz não deve ser molhado, então o ideal é que a higiene do rosto seja feita utilizando uma toalha macia e úmida. Apenas a espuma do sabonete é suficiente para a limpeza e pode ser removida aos poucos, com delicadeza usando a toalha;

– Comparecer aos retornos nas datas corretas também é ideal para que o cirurgião plástico acompanhe a evolução da sua recuperação.

– Somente após a remoção do curativo o paciente estará liberado para dirigir. Se programe para a cirurgia e retornos com calma, levando o seu deslocamento em consideração.

Leia Mais: Truques para potencializar o resultado da sua Rinoplastia

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?