A Rinoplastia é um procedimento muito popular aqui no Brasil, dentro da área estética, é uma das cirurgias mais procuradas. Ela transforma o rosto, tornando o nariz mais bonito e os traços mais equilibrados.
Se você também sonha em realizar uma Rinoplastia, mas tem dúvidas sobre pós-operatório, especialmente sobre curativos, confira o texto e saiba mais!
Geralmente o período de recuperação e pós-operatório de uma cirurgia, seja ela uma plástica ou não, costuma trazer desconforto. No caso da Rinoplastia, o paciente pode ficar tranquilo, não existe dor durante o pós-operatório e o repouso necessário é de 1 semana.
Após esse período já é possível retornar para a sua rotina normal, ir ao trabalho, escola ou faculdade. Durante esses dias iniciais, o cirurgião plástico pode prescrever medicações analgésicas simples em caso algum incômodo.
Outro fato comum da Rinoplastia é a presença de edema, conhecido como inchaço. Esse inchaço na parte interna do nariz pode dificultar a respiração nos primeiros 2 dias após a cirurgia, porém tende a regredir com o tempo, higiene correta e umidificação do nariz.
O paciente deve seguir corretamente as recomendações observadas pelo profissional que realizou o procedimento. Alguns desses cuidados básicos são:
– O curativo do nariz se chama Aquaplast, ele serve para ajudar a modelar o novo e tão almejado nariz, fica na parte externa, sobre o nariz. Esse curativo só é removido pelo cirurgião plástico após o período de 7 a 9 dias da cirurgia.
Leia Mais: Quais cuidados ter com os curativos da Rinoplastia
Após esse período de remoção do curativo, o cirurgião plástico pode julgar necessário colocar fita Micropore, isso serve para ajudar a modelar ainda mais o nariz e evitar o inchaço. O tempo de uso do Micropore é de cerca de 5 dias.
– Não existem grandes restrições alimentares após a Rinoplastia, porém manter uma dieta leve e balanceada é o ideal. Alimentos muito quentes ou com textura mais dura não são indicados no início do seu pós-operatório;
– Evitar atividades físicas excessivas, por pelo menos 2 meses, sobretudo na primeira semana após a Rinoplastia;
– Evitar qualquer situação que possa ocasionar lesão ou trauma ao novo nariz;
– Evitar muito contato com o nariz, não é recomendado assoar ou tocar excessivamente;
– Manter uma higiene adequada do nariz, utilizando o soro fisiológico e a gaze como o cirurgião plástico orienta. Deixar a região interna do nariz sempre úmida também acelera a recuperação.
– Temperaturas muito quentes, mormaço e exposição solar também devem ser evitados, por pelo menos 2 meses;
– O curativo do nariz não deve ser molhado, então o ideal é que a higiene do rosto seja feita utilizando uma toalha macia e úmida. Apenas a espuma do sabonete é suficiente para a limpeza e pode ser removida aos poucos, com delicadeza usando a toalha;
– Comparecer aos retornos nas datas corretas também é ideal para que o cirurgião plástico acompanhe a evolução da sua recuperação.
– Somente após a remoção do curativo o paciente estará liberado para dirigir. Se programe para a cirurgia e retornos com calma, levando o seu deslocamento em consideração.
Leia Mais: Truques para potencializar o resultado da sua Rinoplastia
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!