Quais cuidados ter com os curativos da rinoplastia?

Quais cuidados ter com os curativos da rinoplastia?

A cirurgia de rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais feitos no mundo e também é conhecida por promover resultados satisfatórios em quase todos os pacientes, porém, assim como todo outro procedimento estético, precisa ter cuidado com os curativos da rinoplastia e respeitar o pós operatório. Dessa forma, estar informado sobre os detalhes do pós operatório, é essencial para que os resultados sejam satisfatórios e o paciente não deixe nenhuma informação importante para trás.

Curativos da rinoplastia: tomar cuidados com eles é essencial

Presentes desde o pós operatório imediato até as 2 semanas após a cirurgia, os curativos tem grande importância na cirurgia de rinoplastia. Apesar de parecerem grandes e incômodos, são essenciais para conter sangramentos, inchaços e para manter o nariz na posição ideal para o pós operatório. Inclusive, em poucos dias, o paciente se acostuma com a presença deles! Saiba quais cuidados ter com seus curativos da rinoplastia e porque é tão importante seguir as recomendações do seu médico:

Curativos secos: atente-se

Os curativos devem estar sempre secos. Após o procedimento, o paciente receberá curativo de micropore ou gesso (dependendo da técnica utilizada). O banho pode ser feito normalmente, desde que os curativos não sejam molhados. O recomendado é que nos primeiros 15 dias após o procedimento, o paciente lave o rosto com água fria.

Inclusive, na hora de trocar de roupas, atente-se para as blusas/camisetas com gola bem larga para facilitar a passagem da cabeça. Os curativos não podem sofrer nenhum tipo de choque. Optar por peças leves, de fácil remoção ou até mesmo de botões é o ideal!

Trocar as gases quando necessário

Se houve algum sangramento ou eliminação de alguma substância pelo nariz, o paciente pode trocar a gaze que fica em cima da boca sempre que for necessário. Manter os curativos limpos e sem sangue seco também é muito importante para a cicatrização. A higienização do local previne infecções e inflamações, além de ser mais confortável para o paciente.

Não assoar o nariz

Atitudes como assoar o nariz devem ser evitadas, assim como se o paciente for espirrar, é recomendado que espirre pela boca. Essas ações, mesmo que consideradas pequenas são muito importantes para a integridade dos curativos e até mesmo para os pontos internos da cirurgia.

Inclusive, mexer nos curativos ou coçar não é indicado. Se o paciente sentir muito desconforto com os curativos, o ideal é que procure a ajuda do cirurgião que fez o procedimento. É importante lembrar que é proibido tirar os curativos. Se alguma parte ou até mesmo o curativo todo sair, não recoloque, procure ajuda do cirurgião ou de sua equipe para realocar os curativos!

Especialista em rinoplastia

O dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e a realizar seu sonho da rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?