Qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

Mulher vista de perfil com rinoplastia, sendo avaliada pelas mãos de um médico

Esta é uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes que buscam  modificar a aparência do nariz. Qual o melhor procedimento a se realizar? Qual o melhor resultado? Se você também tem estes mesmos questionamentos, confira o texto!

Além de serem procedimentos com técnicas diferentes, a principal diferença é que a Rinoplastia é uma cirurgia plástica que visa tanto à parte estética quanto à funcional.

O resultado final da cirurgia de rinoplastia será definitivo, enquanto a rinomodelação é um procedimento totalmente estético, realizado com a utilização de ácido hialurônico e tem o prazo de duração de 1 (um) a 2 (dois) anos.

Como definir qual o melhor procedimento a ser realizado?

Deverão ser consideradas as queixas do paciente relacionadas ao nariz, por exemplo, se ele tiver alguma dificuldade respiratória associada, a rinoplastia é a indicação ideal, pois poderá solucionar esta questão.

Durante o exame clínico o cirurgião plástico poderá verificar problemas como desvio de septo, entre outros, em alguns casos o paciente deverá realizar um exame de Tomografia dos seios da face, e caso o cirurgião ache necessário, poderá solicitar a intervenção de um otorrinolaringologista.

Assim, operando em conjunto é possível alinhar o benefício estético ao funcional e proporcionar além de mais autoestima para o paciente, melhora na sua respiração e qualidade de vida.

Como é realizada a rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado em ambiente hospitalar. Geralmente com uso de anestesia geral, sobretudo quando o cirurgião plástico irá acessar a parte óssea, sendo a forma de anestesia mais segura para o paciente.

Sua duração média é de 3 (três) horas. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia e o repouso se estenderá por 1 (uma) semana, quando possivelmente o cirurgião realizará a retirada do curativo.

Quais cuidados devo ter no pós-operatório de rinoplastia?

Esses são alguns cuidados principais que devem ser seguidos por mais de 2 (dois) meses ou até a liberação do cirurgião, tais como:

  • Manter a higiene do nariz, como o cirurgião orientar;
  • Não usar óculos;
  • Não realizar atividades físicas;
  • Não se expor ao sol;
  • Evitar ambientes muito quentes;
  • Comparecer aos retornos nas datas indicadas pelo cirurgião.

Para que a recuperação seja tranquila dentro do esperado, o paciente deverá seguir todas as orientações e cuidados passados pelo cirurgião, a fim de um resultado final mais satisfatório.

Leia também: Importância do preparo psicológico antes da rinoplastia

Como é feita a rinomodelação?

A rinomodelação é um procedimento realizado através da aplicação de ácido hialurônico. Ao contrário da rinoplastia que é realizada em ambiente hospitalar, a rinomodelação pode ser feita no próprio consultório do cirurgião plástico.

Antes de iniciar o paciente receberá uma fina camada de creme anestésico no nariz, a aplicação é feita por agulhas nos locais onde serão feitas as correções. O procedimento tem a duração máxima de 40 minutos, logo após o paciente já está liberado.

Como é a recuperação da rinomodelação?

A recuperação da rinomodelação é bem simples, pode ser que nos primeiros dias o paciente tenha uma leve vermelhidão e inchaço, mas esses sintomas logo desaparecerão. E não há necessidade de repouso, podendo assim o paciente retornar às atividades cotidianas no dia seguinte.

Qual o prazo para o resultado da rinomodelação?

A rinomodelação não deixa cicatrizes e logo após a realização do procedimento já é possível notar a diferença no nariz, mas o resultado final somente será visível após o inchaço diminuir que pode demorar alguns dias.

Como dito acima, o resultado da rinomodelação tem um prazo de até 2 (dois) anos, enquanto a rinoplastia é um resultado definitivo.

Por ser um procedimento temporário, a rinomodelação é muitas vezes a escolha de pacientes que não tem a certeza sobre a cirurgia, tendo a opção de refazer a aplicação, caso julgue necessário.

Devemos sempre ressaltar a importância de buscar um profissional capacitado, com especialidade, que irá passar segurança nas técnicas e produtos empregados nos procedimentos.

O cirurgião plástico deve ser de confiança, membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para sanar todas as dúvidas dos pacientes, sempre em busca do melhor resultado.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?