Importância do preparo psicológico antes da rinoplastia

Importância do preparo psicológico antes da rinoplastia

Ao decidir fazer uma cirurgia plástica, principalmente uma de grande importância para o rosto, como a rinoplastia, o paciente precisa estar psicologicamente preparado para a operação, pois não se trata apenas de escolher o que fazer ou quando fazer, mas também envolve escolher um bom cirurgião para realizar a operação. A expectativa do resultado causa ansiedade e assim como outros problemas como desejos irreais ou milagrosos, é importante se atentar!

Preparo psicológico antes da rinoplastia: decida sem pressão externa

 É importante lembrar que nem todos os pacientes podem ser operados e é preciso saber lidar com isso e outras questões. A saúde da pessoa que quer fazer a cirurgia plástica deve estar equilibrada, a expectativa do resultado deve ser verdadeira, e a pessoa deve fazer a operação porque realmente quer, não porque sente pressão para fazer a operação. Além dessas dicas, iremos abordar esse tema de forma mais completa, confira a seguir:

Confiança no cirurgião é um ponto muito importante

 

Um dos primeiros passos para ter preparo psicológico antes da para a cirurgia plástica de nariz é escolher o cirurgião plástico que fará o procedimento. É importante pesquisar e selecionar médicos que sejam credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

 

Esses profissionais receberam formação especializada: após a conclusão do curso de medicina, receberão dois anos de residência médica na área de cirurgia geral e três anos de especialização médica na área de cirurgia plástica. Por fim, devem ser aprovados nos exames escritos e orais realizados pela SBCP e pela Associação Médica Brasileira (AMB) antes de serem considerados especialistas em plásticas.

 

Tendo ao seu dispor um especialista renomado e que saiba exatamente todos os procedimentos, dará mais calma e evitará medos extremos.

 

Rinoplastia é coisa séria

É importante entender que este não é um processo estético simples. Estamos falando de cirurgia! O paciente deve estar ciente dos riscos da cirurgia e estar preparado para enfrentar a fase pós-operatória. Isso é normal. As pessoas costumam sentir inseguranças, desconforto, arrependimento, inchaço e hematomas no rosto, e não podem se dar conta disso no espelho. À medida que o inchaço diminui e um novo nariz começa a “aparecer” após algumas semanas, essas inseguranças diminuem gradualmente, mas é importante estar preparado para isso.

 

Às vezes o problema não é o nariz e sim a sua autoimagem

A distorção da imagem do próprio paciente é outro problema recorrente: neste caso, o paciente está sempre insatisfeito com sua aparência e tenta corrigir defeitos inexistentes. Esses pacientes nunca ficarão completamente satisfeitos com a cirurgia, pois logo mudarão de atenção e começarão a buscar novos defeitos que possam corrigir seus corpos.

 

Desde a primeira consulta, o cirurgião deve entender a verdadeira motivação do paciente que deseja se submeter à cirurgia plástica. 

 

Especialista em rinoplastia

O dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e a realizar seu sonho da rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?