Quais são os tipos de cirurgia plástica?

Médico desenhando no rosto de uma mulher o que vai ser feito na cirurgia plástica

Todas as pessoas desejam e merecem se sentir bem e confortáveis com os próprios corpos. Buscando essa boa relação com o espelho e corrigir imperfeições de nascença ou decorrentes de traumas, as cirurgias plásticas têm ganhado muito destaque e sido cada vez mais procuradas.

Confira o texto e conheça os principais tipos de cirurgias plásticas!

O que é a Cirurgia Plástica?

É uma especialidade da medicina que visa promover a reconstituição de alguma área do corpo humano. Esse procedimento pode ser realizado removendo ou transferindo tecidos entre uma área e outra do corpo.

Essa reconstituição anatômica e funcional pode corrigir desde imperfeições e desarmonias físicas até alguma deformidade ocasionada por um acidente ou de caráter congênito. Quanto a sua finalidade pode ser dividida em dois tipos: cirurgia plástica reparadora e cirurgia plástica estética.

O que é Cirurgia Plástica Reparadora?

A cirurgia plástica reparadora é um procedimento no qual o cirurgião plástico reconstitui, aprimora ou recupera determinada área do corpo podendo devolver a ela sua funcionalidade, restabelecendo a qualidade de vida dos pacientes.

De acordo com dados fornecidos pela SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgia reparadora representa 40% do total de cirurgias plásticas realizadas no Brasil.

Dentre estas cirurgias podem se encaixar deformidades de nascença, cicatrizes adquiridas ao passar dos anos, como também aos pacientes que sofreram algum acidente grave e ou que estão em tratamento de doenças que possam necessitar de apoio, como exemplo câncer de mama, onde muitas vezes é necessária a colocação de próteses de silicone.

Qual o benefício de realizar uma cirurgia plástica reparadora?

Marcas, cicatrizes e deformidades muitas vezes prolongam o sofrimento do paciente, impedindo-o de superar uma determinada situação.

A cirurgia reparadora visa além do físico, ela tem como finalidade devolver a qualidade de vida, tratando essas queixas e incômodos, proporcionando mais autoestima e deixando o paciente mais seguro e saudável.

Quais as cirurgias plásticas reparadoras mais procuradas?

Algumas das cirurgias plásticas reparadoras mais comuns: reconstrução de mama, cicatrizes decorrentes de queimaduras graves, pós-bariátrica, sinais e pintas e remoção de tumores e câncer de pele.

O que é Cirurgia Plástica Estética?

A cirurgia estética tem seu foco em melhorar a aparência corporal e facial, resolvendo insatisfações e incômodos com o físico.

Quais os benefícios da cirurgia estética?

Os benefícios promovidos pela cirurgia estética estão relacionados com a melhora na qualidade de vida dos pacientes, através da elevação de autoestima, realce da beleza exterior e interior, mais harmonia nos traços do rosto e corpo, mais confiança e felicidade com a própria imagem.

Quais as cirurgias estéticas mais procuradas?

No Brasil, o número de cirurgias estéticas tem crescido bastante, um dos procedimentos mais buscados pelos pacientes é a rinoplastia.

Além desta, entre as cirurgias estéticas mais procuradas, estão a blefaroplastia, cirurgia íntima feminina ou ninfoplastia, lipoaspiração, inclusão de próteses de silicone nas mamas, mamoplastia redutora e mastopexia.

Quando é o momento ideal para realizar uma cirurgia plástica?

Essa decisão é um grande passo na vida de qualquer pessoa, muitas escolhas devem ser feitas. Inicialmente o paciente deve entender as suas queixas e expectativas e ter uma visão clara sobre isso.

Em seguida, é o momento de procurar um profissional para realizar o procedimento. O cirurgião plástico deve ser ético, confiável e com longa curva de experiência na realização do procedimento ao qual o paciente deseja se submeter.

Leia também: Como saber se o cirurgião plástico é membro da SBCP?

A consulta inicial é um ótimo momento para esclarecer todas as dúvidas a respeito da cirurgia e discutir as reais possibilidades cirúrgicas e alinhá-las com o sonho do paciente.

Um bom cirurgião plástico será sempre sincero e mostrará como alcançar os melhores resultados para cada paciente, baseado em sua anatomia e particularidades, realçando a beleza que já existe, de maneira natural.

A indicação para a realização de uma cirurgia plástica, seja ela de caráter reparador ou estético, deve seguir além do desejo do paciente a orientação do cirurgião plástico.

É possível também aliar o objetivo funcional da cirurgia reparadora com o benefício da cirurgia estética, além de proporcionar mais conforto para a vida do paciente, o tempo de recuperação também é mais rápido por juntar os procedimentos.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?