Quais os tipos de cirurgia de nariz?

Mulher com dedo no nariz

A cirurgia plástica no nariz pode ter aspectos estéticos ou funcionais, dependendo do caso e necessidades do paciente. Se você tem interesse por esse procedimento, confira o texto!

A cirurgia de nariz, também conhecida como rinoplastia, pode ter além do objetivo estético, ao contrário do que muitos imaginam. Dependendo das demandas de cada paciente, ela pode ter outras finalidades.

Existem alguns tipos de cirurgia plástica de nariz, entenda mais sobre cada uma delas e os benefícios que podem proporcionar:

Leia mais: Quais os benefícios de uma cirurgia plástica no nariz?

Rinoplastia de redução

A rinoplastia de redução tem objetivo estético, ou seja, é focada em melhorar a aparência e proporcionar melhora na autoestima do paciente. Nessa cirurgia, o cirurgião plástico diminui o tamanho e largura do nariz, pode promover mudanças desde o dorso, ponta e asas nasais.

A rinoplastia de redução é um procedimento bastante procurado, costuma ser indicada para pessoas que se sentem insatisfeitas com o tamanho avantajado do nariz em desarmonia com o rosto.

Rinoplastia de aumento

Também possui finalidade estética, focada em proporcionar mais harmonia ao rosto, alinhando as proporções do nariz em relação à face. Pode ter indicação em casos de defeito congênito ou acidentes e traumas onde parte do nariz foi perdida e necessita de reparo.

O aumento do nariz é realizado através da técnica de enxerto, que pode ser retirado de algumas áreas do corpo, como septo, orelha ou costelas. Também há possibilidade de o cirurgião plástico utilizar próteses sintéticas, feitas de silicone, para atingir o tamanho desejado e mais harmonioso do nariz.

Rinoplastia étnica

A rinoplastia étnica também é uma cirurgia plástica com finalidade estética, nesse procedimento as modificações realizadas no nariz alteram o tamanho e forma que são características étnicas da pessoa que busca essa cirurgia.

Essa modalidade de rinoplastia designa alterações no nariz realizadas em pacientes com traços asiáticos, africanos ou da Oceania. O cirurgião plástico não irá descaracterizar a pessoa, alterando totalmente sua identidade, mas altera pontos para dar mais harmonia e ressaltar a beleza do paciente, equilibrando o bom senso estético e o desejo do paciente.

Rinoplastia pós-traumática

Acidentes e traumas que ocasionam lesões no nariz, alterando a aparência e a parte funcional são casos indicados para a rinoplastia pós-traumática.

Quando a cirurgia de nariz é indicada em decorrência de trauma, quanto mais breve for realizada, as chances de sucesso do procedimento são bem maiores, principalmente durante os primeiros 7 a 10 dias.

Rinoplastia secundária

Essa cirurgia também é chamada de rinoplastia de correção ou de revisão, ela é realizada em pacientes que não se sentiram completamente satisfeitos com os resultados obtidos no procedimento anterior.

Também é possível trazer melhoria funcional para casos em que esse aspecto foi comprometido em outra cirurgia, objetivando sempre trazer harmonia para os traços faciais do paciente e benefícios para sua qualidade de vida e bem estar.

Rinoplastia funcional

A rinoplastia funcional é indicada para os pacientes que além da queixa estética decorrente do incômodo com a aparência do nariz também possuem questões que prejudicam sua respiração.

Um dos casos mais comuns é o desvio de septo, que compromete a função respiratória, então o procedimento de septoplastia pode ser associado à rinoplastia. Outra demanda para a rinoplastia funcional é a correção de hipertrofia de cornetos.

É sempre necessário entender as demandas do paciente e alinhar com o cirurgião plástico qual a melhor técnica de cirurgia de nariz para cada caso. Quando há queixa funcional é necessária realização de exames para comprovação e para dar respaldo para a realização da cirurgia.

Leia mais: Conheça a importância de escolher um cirurgião especializado para fazer sua rinoplastia

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?