Quais as diferenças entre rinoplastia e rinomodelação?

Rinoplastia Cirurgia Plastica

Muitas pessoas se sentem incomodadas com a aparência do nariz e buscam soluções para esse problema. Isso porque um nariz mais bonito contribui para deixar o rosto mais harmonioso. Por esse motivo, tem crescido o número de pacientes que procuram por procedimentos como rinoplastia e rinomodelação. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Diferenças da rinoplastia e rinomodelação

A rinoplastia é uma cirurgia plástica muito conhecida, porém existe outra alternativa: a rinomodelação. Dessa forma, a rinoplastia e rinomodelação são realizadas a fim de corrigir imperfeições no nariz. Entretanto, elas têm diferentes indicações e técnicas.

Enquanto a rinoplastia é um tratamento cirúrgico, a rinomodelação não é. Essa já é a primeira diferença notável entre os dois procedimentos. Isso significa que a rinomodelação é menos invasiva, feita com ácido hialurônico e ideal para a realização de melhorias sutis em pequenas imperfeições nasais. A rinoplastia, por outro lado, serve para modificar a estética do nariz, podendo também tratar a condição respiratória do paciente.

Existem ainda outros aspectos que diferem a rinoplastia e rinomodelação. São eles:

Quais as indicações da rinoplastia e como ela é feita

Quem está insatisfeito com o formato natural de seu nariz pode se submeter a uma rinoplastia. Além disso, em diversos casos esse procedimento está associado a outros, como a retirada de parte dos cornetos nasais ou a correção do septo. Geralmente, essa é uma cirurgia que pode ser feita por qualquer pessoa a partir dos 15 anos, que é quando o desenvolvimento facial já está concluído.

Com uma possibilidade muito grande de abordagens e técnicas, a rinoplastia é indicada para a correção tanto estética quanto funcional do nariz. É possível, através da cirurgia, aumentar ou diminuir o nariz, reduzir as asas, dar projeção para a ponta ou melhorar a projeção do dorso nasal, entre outros.

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia tradicional. São elas:

  • Técnica aberta: é feita uma pequena incisão na cartilagem na base do nariz entre as narinas e na parte interna de cada uma delas. Isso permite que o cirurgião erga os tecidos, tendo uma visão melhor da área;
  • Técnica fechada: são feitas incisões por dentro do nariz, assim exigindo mais perícia do cirurgião. Dessa forma, as cicatrizes são mais discretas.

A escolha da melhor técnica depende das características de cada paciente.

Quais as indicações da rinomodelação e como ela é feita

A rinomodelação é indicada para aqueles que almejam pequenas alterações nasais. Como, por exemplo, corrigir a giba, desníveis, o perfil sinuoso, a queda da ponta e outros. Também chamada de bioplastia do nariz, esse procedimento consiste no preenchimento dessa região com ácido hialurônico. Assim, não precisa de nenhuma incisão e nem fraturas.

Durando, em média, entre 20 e 30 minutos, a rinomodelação é um procedimento completamente estético. Ou seja, não serve para corrigir alterações funcionais. Com anestesia local, uma seringa é utilizada para injetar o ácido hialurônico e moldar o nariz. Os orifícios depois são tampados com curativos e o paciente pode receber alta logo em seguida.

Resultados da rinoplastia e rinomodelação

A rinoplastia e rinomodelação podem ser feitas quando o paciente deseja alterar o aspecto estético do nariz. Dessa forma, o resultado de ambos os procedimentos pode ser uma modificação na aparência e harmonia do rosto.

No caso da rinoplastia, cicatrizes visíveis podem ser vistas quando a técnica aberta é adotada. Entretanto, elas são bem discretas. O resultado definitivo só pode ser avaliado após um ano em que o procedimento foi realizado.

Já a rinomodelação não deixa nenhuma cicatriz, somente os furos da agulha que logo desaparecem. Os resultados já podem ser observados logo no primeiro dia, porém o inchaço desaparece completamente após aproximadamente 4 semanas.

Devido à reabsorção do ácido hialurônico pelo organismo, os resultados da rinomodelação não são definitivos, durando de 1 a 2 anos apenas.

Rinoplastia e rinomodelação: como é a recuperação?

A rinoplastia e rinomodelação são dois procedimentos fundamentais para quem deseja fazer alguma modificação estética no nariz. Por isso, contribuem para a autoestima, bem-estar e felicidade do paciente.

Contudo, outro ponto em que a rinoplastia e rinomodelação diferem completamente é na recuperação. Esses procedimentos apresentam diferenças tanto no grau de desconforto, quanto nos cuidados que precisam ser tomados pelo paciente.
Após a rinoplastia, é comum que o paciente use uma tala, que deve ser utilizada por uma semana e, posteriormente, um micropore por 15 dias. O inchaço é bem mais acentuado e podem surgir hematomas. Devido às incisões e fraturas, o paciente pode sentir desconforto e até mesmo dor.

Quando se fala em rinomodelação, por outro lado, o paciente pode voltar às atividades normais após a aplicação do ácido hialurônico. Leve inchaço e alguns hematomas na região podem aparecer, porém em algumas horas devem sumir. Evitar traumas na região é fundamental para uma boa recuperação.

Rinomodelação Cirurgia Plastica
Rinomodelação Cirurgia Plastica

Ponderações importantes sobre rinoplastia e rinomodelação

Independente da sua escolha entre rinoplastia e rinomodelação, é importante realizar o procedimento com um médico habilitado e especializado. Isso porque ele terá um maior conhecimento anatômico do nariz e estará preparado para atender com segurança.

Além disso, é fundamental realizar os exames solicitados a fim de verificar o estado de saúde do paciente de forma geral antes de passar pela rinoplastia ou rinomodelação.

Para fazer uma escolha acertada entre os procedimentos, você pode conversar com o médico sobre as possibilidades e expectativas, além de aproveitar para tirar todas as suas dúvidas.

Dr. Iran Sanches

Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?