Quais as etapas da rinoplastia?

A rinoplastia melhora a aparência e as proporções do nariz, melhorando a harmonia facial e aumentando a auto-estima. Embora o formato do nariz seja geralmente o resultado da hereditariedade, a aparência pode ter mudado como resultado de uma lesão ou cirurgia anterior. Inclusive, a rinoplastia possui algumas etapas, essenciais para o resultado buscado.

Etapas da rinoplastia: o que é preciso saber

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que precisa ter todas as suas etapas seguidas corretamente para que tenha sucesso. Sendo assim, compreender todas as etapas desse procedimento é importante tanto para o paciente ter ciência do que será feito, assim como para ter noção da importância de seus hábitos antes e depois da cirurgia. Confira:

Etapa 1 – Anestesia

Os medicamentos são administrados durante a cirurgia. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. O seu médico irá recomendar a melhor opção para você, sendo importante considerar que cada caso é único.

Etapa 2 – Incisão

A cirurgia do nariz é realizada por um procedimento fechado no qual as incisões estão ocultas no nariz ou por um procedimento aberto no qual a incisão é feita através da columela, uma estreita faixa de tecido que separa as narinas. Graças a essas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso a uma alteração na forma do nariz. De qualquer forma, nenhum tipo de cicatriz ficará exposta.

Etapa 3 – Reconstruindo as estruturas do nariz

A cirurgia nasal pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais usando cartilagem transplantada de outras áreas do corpo. Na maioria das vezes, para esse fim, são usadas partes da cartilagem do septo, o septo no meio do nariz. Porém , também pode haver diminuição, onde ossos são fraturados propositalmente.

Etapa 4 – Correção do desvio de septo

A correção do desvio de septo melhora a respiração e é comumente feita durante uma rinoplastia. Essa fase da cirurgia não ocorre em todos os casos, pois nem todas as pessoas possuem problemas com desvio de septo.

Etapa 5 – Fechando os cortes

Quando a estrutura básica do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são colocados no lugar e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nas bordas naturais das narinas para alterar seu tamanho, por exemplo.

Etapa 6 – Resultados

O especialista decidirá o tipo de curativo e tala que irá apoiar o nariz quando a cicatrização estiver em andamento, por cerca de uma semana. Embora o inchaço inicial diminua em algumas semanas, o novo contorno do nariz pode aparecer completamente em um ano. Durante esse período, você notará mudanças graduais na aparência do nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e piorar pela manhã, no primeiro ano após a cirurgia.

O papel do paciente nessa etapa é essencial, sendo preciso dormir de cabeça levantada,
não ingerir bebidas alcoólicas, não se automedicar, não levantar peso, entre outros.

Dr. Iran Sanches é referência em rinoplastia no Brasil

Cirurgião plástico especializado em rinoplastia, Dr. Iran Sanches conhece todas os tipos de procedimentos para melhorar a estética nasal, assim como do rosto por completo. Conheça mais sobre o doutor e entre em contato! Na consulta ele irá avaliar seu nariz, rosto e simetria, indicando assim o melhor tipo de rinoplastia para seu caso. Ligue agora!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?