Principais dúvidas sobre rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz e tem como principal objetivo modelar o nariz, tornando-o com traços mais harmoniosos, simétricos e proporcionais com o rosto da pessoa. Essa cirurgia está cada dia se inovando mais e as técnicas atuais permitem modificar o tamanho, realinhar o ângulo e formato do nariz, assim como diminuir tamanho das narinas e até mesmo corrigir problemas estruturais como o desvio de septo, por exemplo.

Rinoplastia: o que saber sobre essa cirurgia comum e com resultados efetivos?

Por ser uma das cirurgias plásticas mais feitas no país e no mundo, muitas dúvidas circundam o tema, principalmente sobre a naturalidade do resultado, assim como o tempo de cicatrização e dos riscos do pós cirúrgico. Saiba mais sobre essa cirurgia que já ganhou as famosas e é um dos maiores desejos de grande parte das pessoas que são adeptas de cirurgias plástica. Confira!

 

Como é feita essa cirurgia?

A rinoplastia pode ser feita de diversas formas, podendo ser aberta, fechada ou preservadora, com pré operatório simples, o paciente fumante precisa parar de fumar 2 semanas antes do procedimento, assim como deve informar o médico sobre o uso de medicamentos anticoagulantes, vitaminas ou antiinflamatórios. 

 

A cirurgia de rinoplastia pode durar de 1:30h a 3h, dependo da técnica utilizada, necessidade de alterações e realinhamentos do nariz do paciente. Cirurgias em que há a realização de outros procedimentos como a mamoplastia, por exemplo, pode ter maior duração, já que serão feitas outras cirurgias em conjunto.

Qual tipo de anestesia é utilizada nessa cirurgia? Devo ter medo?

A rinoplastia é uma cirurgia que pode ser feita tanto com anestesia local como com anestesia local com sedação. Isso vai depender do quadro do paciente. Lembrando que se a cirurgia for feita com anestesia geral o paciente terá alta após 24h e se for realizada com anestesia local com sedação, o paciente pode deixar o hospital após 12h.

 

Não há motivo para o paciente ter medo de nenhum tipo de anestesia, pois na sala cirúrgica existe o médico anestesista que avalia o tempo todo da cirurgia a respiração do paciente, sinais vitais, sinais de alergia e até mesmo de choque anafilático, que inclusive é muito raro. As anestesias de hoje também se inovaram e oferecem menos riscos do que décadas atrás, assim como auxiliam em uma recuperação mais suave e com menos efeitos colaterais.

 

O pós operatório dói? O que fazer nesse período?

A cirurgia de rinoplastia apresenta baixos riscos e o pós operatório não dói incessantemente, sendo que as dores podem ser facilmente controladas com analgésicos recomendados pelo cirurgião. 

 

Nos primeiros dias após a cirurgia é recomendado que o paciente dura com a cabeça elevada e com o rosto posicionado para cima. O uso de óculos é liberado após o sumiço do inchaço, geralmente após 3 semanas do procedimento. O contato com o sol no primeiro mês está proibido em qualquer hora do dia, assim como os esportes podem voltar a serem praticados após 1 mês da cirurgia.

 

Dr. Iran Sanches

Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.

 

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?