A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz e tem como principal objetivo modelar o nariz, tornando-o com traços mais harmoniosos, simétricos e proporcionais com o rosto da pessoa. Essa cirurgia está cada dia se inovando mais e as técnicas atuais permitem modificar o tamanho, realinhar o ângulo e formato do nariz, assim como diminuir tamanho das narinas e até mesmo corrigir problemas estruturais como o desvio de septo, por exemplo.
Rinoplastia: o que saber sobre essa cirurgia comum e com resultados efetivos?
Por ser uma das cirurgias plásticas mais feitas no país e no mundo, muitas dúvidas circundam o tema, principalmente sobre a naturalidade do resultado, assim como o tempo de cicatrização e dos riscos do pós cirúrgico. Saiba mais sobre essa cirurgia que já ganhou as famosas e é um dos maiores desejos de grande parte das pessoas que são adeptas de cirurgias plástica. Confira!
Como é feita essa cirurgia?
A rinoplastia pode ser feita de diversas formas, podendo ser aberta, fechada ou preservadora, com pré operatório simples, o paciente fumante precisa parar de fumar 2 semanas antes do procedimento, assim como deve informar o médico sobre o uso de medicamentos anticoagulantes, vitaminas ou antiinflamatórios.
A cirurgia de rinoplastia pode durar de 1:30h a 3h, dependo da técnica utilizada, necessidade de alterações e realinhamentos do nariz do paciente. Cirurgias em que há a realização de outros procedimentos como a mamoplastia, por exemplo, pode ter maior duração, já que serão feitas outras cirurgias em conjunto.
Qual tipo de anestesia é utilizada nessa cirurgia? Devo ter medo?
A rinoplastia é uma cirurgia que pode ser feita tanto com anestesia local como com anestesia local com sedação. Isso vai depender do quadro do paciente. Lembrando que se a cirurgia for feita com anestesia geral o paciente terá alta após 24h e se for realizada com anestesia local com sedação, o paciente pode deixar o hospital após 12h.
Não há motivo para o paciente ter medo de nenhum tipo de anestesia, pois na sala cirúrgica existe o médico anestesista que avalia o tempo todo da cirurgia a respiração do paciente, sinais vitais, sinais de alergia e até mesmo de choque anafilático, que inclusive é muito raro. As anestesias de hoje também se inovaram e oferecem menos riscos do que décadas atrás, assim como auxiliam em uma recuperação mais suave e com menos efeitos colaterais.
O pós operatório dói? O que fazer nesse período?
A cirurgia de rinoplastia apresenta baixos riscos e o pós operatório não dói incessantemente, sendo que as dores podem ser facilmente controladas com analgésicos recomendados pelo cirurgião.
Nos primeiros dias após a cirurgia é recomendado que o paciente dura com a cabeça elevada e com o rosto posicionado para cima. O uso de óculos é liberado após o sumiço do inchaço, geralmente após 3 semanas do procedimento. O contato com o sol no primeiro mês está proibido em qualquer hora do dia, assim como os esportes podem voltar a serem praticados após 1 mês da cirurgia.
Dr. Iran Sanches
Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.