Pré-operatório: o que fazer antes da cirurgia de nariz?

Pré-operatório: o que fazer antes da cirurgia de nariz?

Os momentos que antecedem a realização da cirurgia de nariz provocam diversas sensações em todos os pacientes, como ansiedade, inquietação e nervosismo. Independentemente do tipo de procedimento cirúrgico, os cuidados e o planejamento no período chamado de pré-operatório são de grande importância para um resultado final de qualidade.

Juntos, paciente e médico cirurgião devem cumprir algumas etapas muito bem planejadas para garantir o sucesso da rinoplastia. Por isso, vamos abordar neste artigo as orientações sobre o pré-operatório da cirurgia de nariz. 

Afinal, o que deve ser feito antes da rinoplastia?

Consulta: o que perguntar para o médico?

Neste momento, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com o médico. Na consulta inicial, todas as dúvidas precisam ser esclarecidas e os procedimentos explicados, com o objetivo de orientar o paciente quanto às expectativas da rinoplastia e as melhores técnicas para alcançar o efeito desejado.

É muito importante reunir seus questionamentos, comunicar suas preocupações e alinhar com o médico o planejamento pré-operatório da rinoplastia. Descubra o passo a passo da técnica da cirurgia de nariz, a anestesia, exames recomendados, cuidados para manter antes de fazer a cirurgia, entre outros detalhes.

No entanto, é importante lembrar que o planejamento final da rinoplastia é avaliado pelo médico responsável, levando em consideração as limitações de cada caso, o desejo do paciente e os objetivos da cirurgia de nariz, sejam eles estéticos ou funcionais.

Exames pré-operatório

Depois de definir o planejamento da cirurgia de nariz em uma consulta inicial, o paciente deve realizar diversos exames laboratoriais recomendados pelo médico. Esse é um dos principais métodos para averiguar a saúde do paciente e atestar sua disponibilidade para realizar a rinoplastia.

Com isso, o paciente e o médico vão saber de fato quais as condições do corpo para uma intervenção cirúrgica. É possível, em alguns casos, modificar o planejamento inicial da cirurgia para adaptar o procedimento. Portanto, realize todos os exames pré-operatórios solicitados pelo seu médico.

Cuidados no Pré-operatório de Rinoplastia

Com a data da cirurgia de nariz marcada, o paciente inicia uma fase de cuidados específicos com o objetivo de preparar o corpo e, sobretudo, garantir uma excelente recuperação pós rinoplastia. 

Os 20 dias que antecedem a cirurgia são cruciais. Confira as recomendações essenciais para o período de pré-operatório:

  • Com pelo menos duas semanas (15 dias) de antecedência, mantenha uma alimentação saudável e evite a ingestão de alimentos gordurosos, com excesso de açúcar, alimentos embutidos, processados etc.
  • Substâncias químicas presentes no cigarro são altamente prejudiciais e podem comprometer o fluxo sanguíneo, além de provocar complicações no processo de cicatrização. Portanto, pare de fumar cerca de 20 dias antes da rinoplastia
  • Informe o seu cirurgião plástico a respeito das medicações que toma normalmente, pois alguns medicamentos podem causar sangramentos e comprometer o resultado da rinoplastia. Aspirinas, anti-inflamatórios, anticoagulantes, são alguns dos exemplos.
  • Uma semana antes da cirurgia de nariz, lembre-se de informar ao médico caso tenha sinais de febre, dores, calafrios, alergias, infecções ou qualquer alteração na pele.
  • Evite o consumo de bebida alcoólica, pelo menos, uma semana antes da cirurgia. O álcool interfere no processo da anestesia e pode afetar a coagulação do sangue.
  • Não faça automedicação. Todos os remédios devem ser tomados com a permissão médica.

O que fazer no dia da cirurgia?

No dia marcado para realizar a rinoplastia, o paciente precisa manter alguns cuidados. Veja quais são:

  • Fazer jejum corretamente, conforme orientação do médico
  • Levar todos os exames laboratoriais ao hospital
  • Não usar maquiagem, cremes ou perfumes
  • Informar ao médico caso esteja com resfriado, gripe, tosse, entre outros sintomas similares
  • Cumprir o horário de internação e levar acompanhante

Você se interessa pela rinoplastia e tem o sonho de realizar a cirurgia de nariz? 

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Dr. Iran Sanches é médico especialista em rinoplastia, com muitos anos de experiência em cirurgias corporais e faciais. 

Entre em contato com a nossa equipe e agende um horário conosco.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?