Uma das dúvidas mais comuns entre os pacientes de rinoplastia é relacionada ao uso de óculos após a cirurgia. Você também tem essa dúvida? Vamos esclarecer tudo sobre isso, confira o texto!
A rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais queridinhas. A busca pela harmonia facial e o bem estar com a autoimagem que isso promove, faz as pessoas buscarem esse procedimento.
Além da parte estética de redução de tamanho, forma, mudança da ponta, a rinoplastia pode ter benefícios funcionais e melhorar a respiração e qualidade de vida do paciente. Como em todas as cirurgias, alguns cuidados devem ser observados no pós-operatório.
Entre esses cuidados está evitar o sol por mais ou menos dois meses, pois o arroxeado na pele comum após cirurgia em exposição ao sol pode manchar a pele de forma mais permanente.
Tanto óculos de sol como de grau também devem ser evitados por certo prazo. Ou seja, aquela praia ou piscina para exibir o seu novo perfil deve ser um pouquinho adiada. Quando na rinoplastia fazemos o tratamento do dorso ósseo ou que são realizadas fraturas ósseas, onde há modificação na estrutura óssea propriamente dita, o paciente não deve usar óculos.
Essa recomendação se estende geralmente por um período de mais ou menos seis semanas. Se for tratada apenas a ponta nasal, o uso de óculos é liberado com duas semanas, às vezes até um pouco antes.
Mas afinal, qual a causa disso?
Quando a rinoplastia envolve especialmente a base nasal e onde se realizam as fraturas, o período mínimo para que o paciente volte a usar óculos é de seis semanas. O cirurgião plástico especialista em rinoplastia orienta desta maneira para que não haja comprometimento da pirâmide nasal.
Também lembramos que muitas vezes, a rinoplastia é associado à septoplastia, mudando bastante o dorso e pirâmide toda, realizando nesses casos fraturas. Esses narizes ficam, portanto mais fragilizados. Em alguns casos, o período de restrição pode ser encurtado e em outros até alongado.
Tudo isso irá depender de como é a estrutura e natureza da fratura nasal. Esses casos são relatados pontualmente pelo cirurgião plástico, especialista em rinoplastia. É importante sempre buscar um cirurgião plástico com grande experiência e especialidade na cirurgia procurada, com uma boa equipe e estrutura hospitalar para lhe dar suporte, garantindo assim maior eficiência em resultados.
Você já pensou em realiza uma rinoplastia?
O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!