Posso realizar uma cirurgia plástica mesmo sendo adolescente?

linda-garota-adolescente-esta-se-tocando-o-cabelo-jovem-modelo-de-rosto-sardas

É incorreto afirmar que a cirurgia plástica trata somente sinais de envelhecimento, os benefícios desses procedimentos são muito extensos e podem ser a solução das queixas com a aparência para pessoas bem jovens, até mesmo adolescentes.

Confira o texto e saiba mais!

Com o maior acesso à internet, a cirurgia plástica tem se popularizado ainda mais. Através disso podemos perceber que a busca por procedimentos estéticos é cada vez maior entre os jovens, os mais conectados à rede.

Pacientes trocam online relatos de suas experiências, antes e depois, e também acessam mais facilmente informações e credenciais sobre os cirurgiões plásticos.

Todos merecemos nos sentir bem com a nossa aparência, não importa a nossa idade. Assimetrias e desproporções de tamanho em nosso corpo podem ser muito incômodas e gerar grande tristeza e baixa autoestima.

No entanto, ressaltamos que qualquer procedimento estético realizado em menores de idade deve ter o total consentimento dos pais ou responsáveis, mas considerar também o real desejo do paciente. Deve ser uma escolha muito consciente e motivada por razão pessoal e não por fatores externos.

Conheça algumas das cirurgias plásticas mais indicadas para pacientes jovens:

Otoplastia

A Otoplastia também conhecida como correção da orelha de abano pode ser realizada ainda na infância, por volta dos 6 anos de idade, tanto em meninos como em meninas.

O tamanho exagerado das orelhas gera muito constrangimento para a criança, que acaba passando por situações de bullying, principalmente no ambiente escolar, área onde costuma ocorrer a maior parte da socialização infantil.

Leia Mais: O que é Otoplastia: conheça a cirurgia corretiva das orelhas de abano

Por ser indicada ainda muito cedo e realizada com anestesia local e sedação, o paciente nem sequer irá ter lembranças do procedimento. É seguro, desde que os pais ou responsáveis busquem um cirurgião plástico de credibilidade e com experiência neste procedimento.

A Otoplastia costuma durar cerca de 2 horas e a alta ocorre no mesmo dia da cirurgia. O paciente deve usar uma faixa na cabeça cobrindo as orelhas, por pelo menos 1 mês após a cirurgia, mas os pontos são removidos após 7 a 10 dias.

Rinoplastia

Tirar fotos, apresentar trabalhos escolares, reuniões de trabalho ou até mesmo socializar em festas e eventos pode ser algo bem complicado para uma pessoa que está insatisfeita com o seu nariz.

Por se tratar do ponto central do rosto, nosso nariz atrai muita atenção e isso é intensificado na adolescência, onde nosso corpo passa por uma série de mudanças internas e externas.

A Rinoplastia é uma cirurgia com incrível capacidade de harmonizar e embelezar o rosto. Pode ser realizada em meninas após os 15 anos e em rapazes após os 17 anos, essa diferença se deve ao amadurecimento ósseo precoce das meninas.

Muitas pessoas preferem aguardar que o filho demonstre interesse em realizar algum procedimento estético, por essa razão a Otoplastia é frequentemente associada à Rinoplastia.

Mamoplastia redutora

A indicação para cirurgia de redução de mamas pode ser uma boa opção para meninas por volta dos 14, 15 anos de idade, que tenham importantes queixas sobre o volume excessivo das mamas.

Alguns dos incômodos mais comuns são as dores nas costas e ombros pelo peso dos seios e dores, assaduras abaixo dos seios e lesões no local onde a alça do sutiã ou top, estão posicionados na pele dos ombros.

Além do aspecto de saúde e bem estar físico, as mamas muito grandes ocasionam problemas ao escolher vestimentas, ao usar roupa de banho e isso abala muito a autoestima das meninas.

A redução do tamanho da aréola também pode ser realizada em associação. É importante relatar que a Mamoplastia redutora deixa cicatrizes nos locais onde o cirurgião precisou realizar incisões para remover pele e tecido mamário em excesso.

Leia Mais: Mamoplastia – redutora

Essas cicatrizes podem ser forma de T ao contrário, a paciente juntamente com seus pais e responsáveis devem estar cientes disso para analisar como prosseguir.

Os benefícios estéticos e emocionais para muitas dessas jovens superam bastante a presença de cicatrizes, que com o passar do tempo e cuidados adequados ficam cada vez mais claras e finas.

Lipoaspiração

A Lipoaspiração é uma cirurgia indicada para remover pequenas quantidades de gordura localizada em áreas específicas do corpo. Às vezes, mesmo que o adolescente tenha uma vida bem ativa, pratique vários esportes e exercícios, pode existir incômodo com uma gordurinha persistente.

Geralmente, a Lipoaspiração é realizada nas áreas do abdômen, flancos, costas, parte interna das coxas e braços e abaixo do queixo, na região da papada. A idade mais adequada para realização dessa cirurgia é por volta dos 15 a 16 anos, mas somente após consentimento dos pais ou responsáveis.

A Lipoaspiração deve ser feita somente em ambiente hospitalar, por um cirurgião plástico com muita experiência. A duração do procedimento depende da extensão da área a ser aspirada, podendo ser associada a outras cirurgias, como a rinoplastia, por exemplo.

Os benefícios da Lipoaspiração para autoestima são muito expressivos, mais autoconfiança, bem estar e liberdade para usar roupas mais justas, por exemplo, e assim mais qualidade de vida e satisfação com a própria imagem.

Dr. Iran Sanches  é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?