Posso fazer Blefaroplastia pelo convênio?

rosto feminino mostrando blefaroplastia

É muito comum os pacientes que buscam por cirurgia plástica questionarem se existe cobertura através dos convênios médicos.

Para a Blefaroplastia, a resposta para essa pergunta é: depende de cada caso.

Quer entender mais sobre isso? Confira o texto!

A Blefaroplastia é correção das pálpebras, seja por excesso de flacidez de pálpebras ou por volume abaixo dos olhos, nas bolsas de gordura.

O passo inicial para ter ótimos resultados em uma Blefaroplastia é buscar um cirurgião plástico especialista em cirurgia de pálpebras, para obter a correção estética satisfatória.

No entanto, a Blefaroplastia não possui somente a função de embelezamento do olhar e rosto, mas pode melhorar a qualidade de vida e a visão do paciente.

O profissional deve ter uma longa curva de experiência na realização dessa cirurgia, é uma cirurgia de pequeno porte, mas nem por isso deixa de ser complexa.

Somente um cirurgião plástico que tenha muito conhecimento sobre o assunto pode aliar os benefícios estéticos e funcionais corretamente.

mulher mostrando blefaroplastia
mulher mostrando blefaroplastia

Quando a Befaroplastia é coberta pelo convênio?

Cirurgias plásticas que tenham apenas a finalidade de corrigir a aparência ou rejuvenescer, não possuem cobertura dos planos de saúde. Somente em casos em que o paciente possa provar que a cirurgia lhe traria resolução para questões de saúde.

Algumas pessoas relatam queixas sobre a funcionalidade das pálpebras, quando a flacidez está em excesso, a sobra de pele de pode atrapalhar a visão.

Calásio: pequenos nódulos nas pálpebras que as deixam com aparência vermelha, inchada. É decorrente de uma inflamação das glândulas sebáceas dessa região.

Ptose palpebral: Pode ocorrer ao mesmo tempo nos dois olhos, é a queda excessiva dos tecidos nas pálpebras, que perdem a sustentação e atrapalham a visão, bem como trazem ar envelhecido, triste e cansado.

Entrópio: nesse caso as pálpebras começam a virar para o lado interno dos olhos, o que provoca a entrada dos cílios e muita irritação.

Ectrópio: pacientes que possuem essa queixa apresentam uma grande flacidez da pálpebra inferior, a pálpebra não encosta nos olhos. Deixa o globo ocular mais “exposto” e tem muitos prejuízos para a autoestima.

Agora que você já entendeu alguns dos casos em que a Blefaroplastia pode ter cobertura do convênio, precisamos falar sobre o processo para que isso aconteça.

Existe muita burocracia dos convênios médicos para autorizar os procedimentos. São necessários exames que comprovem a real necessidade de uma correção funcional, relatórios médicos detalhados explicando queixas e motivação da cirurgia, às vezes fotos dos olhos do paciente.

O pedido deve ser encaminhado considerando o prazo para autorização, no mínimo 30 dias úteis de antecedência para planejar a cirurgia.

Geralmente a cobertura é somente hospitalar e de anestesia, os honorários do cirurgião plástico e de sua equipe, assistentes e instrumentação são geralmente particulares ou por reembolso.

É preciso que o paciente entenda o que o seu plano cobre, se dá direito ao hospital em que o profissional escolhido opera. Se programar com calma é essencial para quem deseja optar por esse método de cobertura hospitalar.

O Dr. Iran Sanches  é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, em Blefaroplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?