Otoplastia e Rinoplastia: Conheça os grandes benefícios de associar essas cirurgias

A procura por cirurgias plásticas combinadas tem crescido nos últimos tempos, as pessoas têm estado cada vez mais preocupadas com sua própria imagem e autoestima. Uma das associações mais comuns é a Otoplastia e Rinoplastia, uma dobradinha com resultados estéticos excelentes.

Se você se interessa por esses procedimentos e deseja conhecer mais, confira o texto!

Otoplastia

A Otoplastia é uma cirurgia plástica realizada nas orelhas, ela corrige deformidades e assimetrias da condição conhecida como “orelha de abano”.  Por meio dessa cirurgia é possível solucionar queixas e incômodos corrigindo  ângulo, forma e tamanho das orelhas.

Para a execução da Otoplastia é feita uma incisão na parte posterior da orelha e confeccionada a nova Antihelix (curvatura da parte interna da concha) para que a orelha tenha a curvatura natural. A seguir, a concha da orelha é reposicionada no crânio corrigindo o ângulo. Pode ser necessário a remoção de uma pequena tira de cartilagem da concha.

Leia Mais: O que é a Otoplastia?

Rinoplastia

A cirurgia plástica de Rinoplastia é indicada para pacientes insatisfeitos com a estética do nariz. Por meio dela é possível corrigir a giba nasal, tamanho das asas nasais, assimetrias, tamanho desproporcional do nariz, curvatura da ponta entre outras alterações.

A Rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados quando o assunto é embelezamento e harmonia da face. As modificações alcançadas por ela são muito expressivas, podendo acessar inclusive a parte óssea, o que lhe confere mais flexibilidade e amplitude para moldar o novo nariz.

A realização da Rinoplastia pode ser através de técnica aberta ou fechada, ou seja, incisões podem ser internas ou externas. De todo modo, as cicatrizes de Rinoplastia são imperceptíveis. O melhor método para cada caso deve ser orientado pelo cirurgião plástico.

Leia Mais: 4 preocupações comuns com o formato do nariz que a Rinoplastia pode ajudar

Quais as vantagens de associar Otoplastia e Rinoplastia no mesmo procedimento?

O cirurgião plástico avalia a possibilidade da associação das cirurgias plásticas levando em consideração as particularidades de cada caso. São consideradas a extensão das alterações e o estado de saúde do paciente. Quando é viável essa combinação entre Otoplastia e Rinoplastia as vantagens são diversas, entre elas:

– Tempo de afastamento reduzido: Como os procedimentos foram realizados juntos, o período em que é necessário repouso e afastamento de atividades de rotina, como trabalho e estudos, se torna reduzido. É possível aproveitar, por exemplo, período de férias para a realização dos procedimentos, retornando à rotina já recuperado(a) e com o novo visual tão almejado.

– Única internação: Todos os procedimentos e protocolos de pré-operatório são feitos juntos, desde os exames, aquisição de faixas compressivas e medicações a serem utilizadas no pós-operatório até contato com a equipe hospitalar. Assim o paciente se beneficia de uma única internação quando realiza cirurgias combinadas.

– Única anestesia: O que determina a realização de cirurgias conjugadas é o tempo seguro de duração de cada procedimento. No caso da Rinoplastia e da Otoplastia, ambas possuem tempo cirúrgico considerado pequeno e, portanto, de maior segurança à saúde do paciente.

A Rinoplastia tem duração média de duas a três horas e a Otoplastia em média duas horas. Geralmente para casos em que há mais de uma cirurgia, a recomendação médica mais segura é anestesia geral, pois o anestesista terá total controle das vias aéreas do paciente, evitando assim quaisquer complicações.

– Único pós-operatório: Otimizar o tempo é um fator crucial na combinação de cirurgias plásticas. Por serem realizadas em conjunto, as cirurgias terão o mesmo pós-operatório. O cirurgião plástico irá orientar o paciente a realizar procedimentos que tenham recomendações semelhantes para o período de recuperação.

No caso da Rinoplastia e Otoplastia, esse momento pós-cirúrgico é bem tranquilo e indolor para ambas. O curativo de Rinoplastia é retirado após sete a nove dias da realização da cirurgia, no mesmo período são retirados os pontos da Otoplastia.  A faixa para as orelhas deve ser usada por mais algum tempo, conforme orientações do cirurgião plástico.

Afastamento de atividades esportivas e da exposição solar é o mesmo para as duas, cerca de dois meses. Após a redução do inchaço e hematomas residuais de qualquer intervenção cirúrgica, o paciente terá somente os ótimos resultados estéticos e de bem estar.

– Perfil mais bonito e harmônico: A Rinoplastia e Otoplastia são procedimentos que proporcionam grande mudança e possuem resultados maravilhosos, quando  comparamos antes e depois.

A beleza corporal e a estética agradável estão muito ligadas à simetria e proporções harmoniosas das formas. Queixas em relação ao formato e tamanho do nariz e orelhas são muito frequentes quando as pessoas buscam cirurgias plásticas.

Com um nariz e orelhas mais harmoniosas, com deformidades corrigidas, é possível realçar a beleza do paciente pelo maior equilíbrio e ter um perfil muito melhorado.

A pressão psicológica e os incômodos decorrentes do bullying sofrido em razão da aparência podem prejudicar muito a vida social e até profissional. A busca por uma cirurgia estética vai além de realinhar o exterior, mas envolve aceitação, satisfação pessoal, mais autoconfiança e autoestima.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?