O que fazer para melhorar o desvio de septo?

moca-perfil-antes-e-depois-rinoseptoplastia-

A condição de desvio de septo pode causar problemas respiratórios, afetar o sono e a qualidade de vida das pessoas, além de tornar o nariz torto e desalinhado. Esses incômodos podem ser corrigidos através da cirurgia plástica, se você se interessa por esse assunto, confira o texto!

O que é o desvio de septo?

O septo é uma estrutura interna do nariz que divide as fossas nasais. Composto por osso, cartilagem e mucosa. O desvio de septo é uma alteração nessa estrutura, deixando-a com deformidade e desalinhada.

Quais problemas o desvio de septo pode causar?

O desvio de septo obstrui a passagem de ar do nariz, muitas vezes obrigando a pessoa a respirar pela boca. Alguém com desvio de septo pode ter incômodo para dormir, qualidade do sono prejudicada, com roncos e apneia, ocasionando irritação e cansaço.

Também é possível causar problemas de olfato, quadros repetidos de sinusite e até mesmo dores de cabeça. A dificuldade respiratória pode comprometer atividades físicas, bem como ocasionar dor de garganta e sensação de secura pela respiração oral.

Como o desvio de septo pode ser corrigido?

A cirurgia que corrige o desvio de septo só é indicada após avaliação com cirurgião plástico e necessidade comprovada por exames de imagem. Essa indicação ocorre geralmente quando o paciente apresenta as queixas que já relatamos comuns aos casos com desvio de septo mais importante.

O procedimento que alinha essa condição é a cirurgia plástica de septoplastia. Muitas vezes, pode ser associada também à correção estética do nariz, proporcionada pela rinoplastia. A junção dessas técnicas é denominada rinoseptoplastia e possui enormes benefícios para a autoestima e qualidade de vida do paciente.

Leia mais: Como é a recuperação no pós-operatório de uma rinoplastia?

Como outras cirurgias plásticas, a excelência de resultados está diretamente ligada à competência do profissional que irá realizar o procedimento. A cirurgia de nariz é considerada complexa, portanto deve ser realizada por um cirurgião plástico com longa experiência e conhecimento da anatomia humana.

A septoplastia tem duração média de 2 a 3 horas, dependendo da sua associação com outros procedimentos, como a rinoplastia, por exemplo, e da complexidade do desvio.

Geralmente feita com anestesia geral, por acessar a parte óssea, o que garante maior controle das vias aéreas do paciente pelo médico anestesista. Durante a septoplastia o cirurgião plástico fará uma incisão dentro do nariz para correção da cartilagem em excesso e reposicionamento da pele e osso.

Leia mais: Como escolher o cirurgião plástico?

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?