O que é Alectomia?

Nariz de mulher com alectomia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que utiliza técnicas para modificar a aparência do nariz trazendo mais beleza aos traços, prezando pela harmonia facial.

Uma das técnicas utilizadas pela rinoplastia é denominada Alectomia, um procedimento que diminui as asas nasais em pacientes com narizes muito largos.

Se você se interessa por este assunto, confira o texto!

O que é a cirurgia de alectomia?

A cirurgia de alectomia é uma cirurgia de interesse estético, realizada em pacientes que desejam reduzir o diâmetro das asas (ou abas) nasais. Para esse procedimento o cirurgião plástico considera as medidas faciais, características individuais e também étnicas de cada paciente, a fim de oferecer um resultado mais satisfatório e harmônico.

Para quem é indicado realizar a Alectomia?

A alectomia é indicada para pacientes que sintam algum desconforto com a largura do nariz. Geralmente ao sorrir essa abertura das asas nasais se intensifica, causando uma grande insatisfação com a aparência, necessitando de correção cirúrgica.

Antes da indicação, o cirurgião plástico irá analisar o caso e conversar com o paciente sobre suas expectativas em relação ao resultado. Algumas vezes as mudanças que o paciente deseja só serão alcançadas por uma rinoplastia, que permite mudanças maiores, inclusive na estrutura óssea do nariz.

Em adolescentes menores de 14 anos não é indicado que seja realizada a alectomia, pois neste período a estrutura facial ainda não está totalmente formada.

A Alectomia deixa cicatrizes?

As cicatrizes são praticamente imperceptíveis, pois são pequenas e ficam localizadas no sulco nasal, onde fica a dobra do nariz.

Qual o tipo de anestesia utilizada na Alectomia?

A alectomia é uma cirurgia considerada de baixa complexidade, no entanto deve ser realizada em ambiente hospitalar, com profissional capacitado e com experiência na realização do procedimento.

A estrutura física do hospital e de sua equipe também é importante na hora de planejar uma cirurgia, mesmo que de menor porte, assim o paciente terá maior conforto e segurança.

A anestesia para alectomia pode ser local, pois o procedimento não terá acesso à parte óssea do nariz. O paciente receberá alta no mesmo dia da cirurgia.

Como é o pós-operatório da Alectomia?

A recuperação é bem tranquila, o paciente não sente nenhuma dor após a cirurgia. O recomendado é que nos primeiros dias os pacientes durmam de barriga para cima, evitando o contato do rosto com o travesseiro.

Também é indicado que evitem exposição solar e não utilizem óculos por pelo menos 2 (dois) meses. Outra recomendação para o pós-operatório de alectomia é que o paciente não faça grandes expressões faciais, por exemplo, sorrisos mais largos, isso evita que a área em que a cirurgia foi realizada se movimente e atrapalhe a cicatrização.

Como a Alectomia é realizada?

O cirurgião plástico irá modificar a largura do nariz por meio de ressecção das asas nasais. É realizada a remoção de um fragmento de pele da lateral da narina, assim a abertura é reduzida.

Leia também: Quanto custa a harmonização do nariz?

Quanto tempo para retirada de pontos?

A retirada de pontos geralmente é feita de 5 a 7 dias após a cirurgia.

Como escolher o cirurgião plástico?

A escolha pelo profissional que irá realizar a cirurgia é um fator muito importante, o paciente deve ter a certeza de que o cirurgião plástico é membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ao fazer o agendamento da consulta o paciente já pode confirmar se o cirurgião plástico é especialista em rinoplastia, pois toda e qualquer modificação deve ser feita por um cirurgião plástico altamente qualificado e com bom senso estético.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?