O antes e depois de Tom Cruise e a discussão sobre a diferença no envelhecimento masculino e feminino

Nos últimos dias tem circulado pela internet imagens do filme “Top-Gun: Maverick”, a sequência do clássico dos anos 80, com o astro do cinema Tom Cruise. O filme levantou a discussão sobre a diferença entre a aparência do ator, cerca de 40 anos depois do primeiro filme, em comparação a sua parceira na primeira fase da trama.

Homens e mulheres não atravessam pelo processo natural de envelhecimento da mesma forma. É comum que os sinais do avanço do tempo surgem primeiro nas mulheres, a razão disso é que a pele masculina é diferente da feminina, existem fatores hormonais também e outros aspectos. Confira o texto e entenda mais sobre o assunto!

Na década de 80, o galã Tom Cruise estrelou o filme “Top-Gun: Ases Indomáveis”, esse ano com a sequência da história em “Top-Gun: Maverick” o ator retorna ao papel, cerca de 40 anos depois e impressiona o público pela sua ótima aparência aos 59 anos.

A comparação entre ele e sua parceira no primeiro filme, Kelly Ann McGillis, atualmente com 64 anos, tem sido um dos assuntos mais comentados na internet. As imagens de antes e depois dos atores levantaram a discussão da diferença no envelhecimento entre homens e mulheres.

Enquanto Tom Cruise parece ter envelhecido de forma mais lenta, para Kelly o tempo parece ter passado mais rapidamente. Entenda:

Homens e mulheres envelhecem igualmente?

A pele dos homens costuma ter uma espessura mais elevada e glândulas sebáceas em quantidade maior. Dessa maneira, a pele masculina tende a sofrer com os sinais de perda do colágeno mais lentamente, enquanto a pele feminina perde tônus mais rapidamente, sobretudo no período da menopausa, em razão dos hormônios.

Isso ocasiona o surgimento das marcas do envelhecimento nas mulheres antes dos homens, esse incômodo feminino com aparência envelhecida começa a aparecer por volta dos trinta anos. As queixas mais comuns são rugas próximas aos olhos, flacidez nas pálpebras e bolsas nos olhos, pele flácida no rosto e pescoço e perda da definição da face.

Para a parcela masculina da população as queixas começam a ser mais significativas por volta dos quarenta anos, principalmente com relação às rugas acentuadas na testa, nariz com ponta caída e queixo retraído.

Leia Mais: Impacto da Cirurgia plástica na auto estima

Que procedimentos são indicados para suavizar os efeitos do envelhecimento em homens e mulheres?

Geralmente, para as mulheres são indicados procedimentos estéticos não invasivos, como forma de prevenir o avanço acentuado do tempo, como aplicação de Toxina Botulínica e preenchimento com Ácido Hialurônico

Podem começar a ser feitos inclusive em mulheres mais jovens, por volta dos 25 anos, e terem manutenção ao longo do tempo. Outras técnicas com resultados excelentes são lasers e ultrassom microfocado.

A toxina atenua rugas na testa e canto dos olhos, enquanto o preenchimento melhora o aspecto de vincos, sulcos e rugas e devolve volume para áreas como lábios, nariz, maçãs do rosto, bigode chinês e queixo. Os lasers, como CO2, melhoram a aparência das rugas e manchas e o ultrassom microfocado pode tratar rugas de teor mais profundo.

Esses procedimentos podem e devem ser combinados com cirurgias plásticas para um efeito de rejuvenescimento mais completo, principalmente quando as queixas são de grau estético mais elevado. As cirurgias mais adequadas para essa finalidade são:

 – Lifting facial: trata de forma bem abrangente e com ótimos resultados a flacidez do rosto e pescoço;

– Blefaroplastia: remove pele em excesso e bolsas de gordura das pálpebras superiores, inferiores ou ambas;

– Lipoaspiração de pescoço: define o contorno do rosto, removendo a gordura abaixo do queixo e também auxilia o rejuvenescimento e harmonia do perfil.

Para os homens, a indicação dos cirurgiões plásticos é na maioria das vezes focada também em Toxina Botulínica para rugas na testa. Quanto à insatisfação com o queixo, a Mentoplastia pode ser realizada com preenchimento de Ácido Hialurônico ou por via cirúrgica com uso de próteses, embora a forma mais utilizada seja a técnica menos invasiva, para dar mais definição e projeção ao queixo.

A Mentoplastia costuma ser associada à Rinoplastia, então o rosto se torna mais harmonioso e o resultado de rejuvenescimento é bem mais aparente. A Rinoplastia pode também ser indicada para mulheres com intuito de rejuvenescer, pois é natural que o nariz tenda a cair com o passar dos anos, mas nos homens o nariz costuma ser maior e isso se torna mais visível em pessoas mais velhas.

Os pacientes devem buscar um cirurgião plástico com muita experiência em cirurgias faciais para uma avaliação completa. São consideradas queixas e expectativas e como as técnicas cirúrgicas podem beneficiar cada caso de forma única, trazendo benefícios para a autoestima, estética e bem estar.

Leia Mais: O que é Mentoplastia?

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?