Ninfoplastia: A cirurgia plástica íntima feminina

A Ninfoplastia é a cirurgia plástica íntima feminina, através deste procedimento é possível devolver autoestima e confiança para a mulher que possui queixas sobre o tamanho desproporcional dos pequenos lábios vaginais.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, acompanhe o texto, vamos esclarecer as principais dúvidas em relação a essa cirurgia.

O que é a cirurgia plástica íntima feminina ou Ninfoplastia?

A cirurgia plástica íntima feminina ou Ninfoplastia pode corrigir assimetrias e deformidades na região dos pequenos lábios vaginais. O excesso de pele e tamanho aumentado nessa área pode causar grande constrangimento e até mesmo dor para as mulheres, o que pode ser resolvido através do procedimento cirúrgico.

Quando é indicada a realização da Ninfoplastia?

Alguns fatores podem contribuir para que os pequenos lábios vaginais adquiram uma aparência insatisfatória para a mulher, por exemplo:

– Razões hormonais nos períodos da adolescência e menopausa;

– Função hormonal desregulada em razão do uso indevido de anabolizantes;

– Flacidez derivada de uma gestação;

– Tecido cicatricial oriundo de algum procedimento cirúrgico.

O tamanho aumentado da pele dos pequenos lábios vaginais além de causar situações de constrangimento, pode acarretar problemas psicológicos e trazer complicações que comprometam relacionamentos afetivos e a vida sexual da mulher. Para esses casos a Ninfoplastia é indicada e com resultados muito satisfatórios.

Leia Mais: Como é o pós-operatório da Ninfoplastia?

Quais os benefícios de realizar a Ninfoplastia?

Para mulheres que possuem essas queixas mencionadas no tópico anterior, a Ninfoplastia pode promover diversos benefícios, entre eles:

– Aparência melhorada da vagina e também da vulva;

– Confiança elevada e mais bem estar para a mulher;

– Redução dos desconfortos que ocorrem no atrito do tecido, sobretudo em roupas mais justas, com a pele na região;

– Resolve os incômodos e dores durante atividades físicas no atrito da pele com a movimentação;

– Não prejudica a sensibilidade do clitóris e beneficia a vida sexual, o prazer e relacionamento afetivo, pois evita dores relacionadas ao atrito de pele nos pequenos lábios.

A Ninfoplastia é feita com anestesia?

Sim, a cirurgia de Ninfoplastia é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação ou com anestesia geral, isso depende da indicação do cirurgião plástico que irá realizar o procedimento.

A cirurgia tem duração média de uma hora a uma hora e meia, a paciente costuma receber alta no mesmo dia. Por ter um tempo cirúrgico considerado pequeno, a Ninfoplastia tem ótima associação com outras cirurgias estéticas, é bem comum ser realizada em conjunto com Rinoplastia e Lipoaspiração, por exemplo.

Como é o pós-operatório de Ninfoplastia?

O pós-operatório de Ninfoplastia é bem tranquilo, a paciente não irá sentir dor, mas podem ocorrer inchaço e hematomas na região, isso é totalmente normal. O ideal é que seja realizada a cirurgia após o período menstrual, evitando que a umidade na região possa prejudicar a cicatrização.

As pacientes poderão ficar na posição sentada normalmente após a Ninfoplastia. O que deve ser evitado é atividade física intensa e relações sexuais durante o primeiro mês, roupas muito justas e também banho em piscina ou mar por mais ou menos três semanas.

Quanto ao uso de medicações no pós-operatório, o cirurgião plástico irá indicar pomadas específicas. Compressas frias de soro fisiológico nos primeiros dias podem auxiliar e reduzir bastante o inchaço. A higiene da região deve ser delicada e feita com a ducha higiênica.

Como é realizada a Ninfoplastia?

O cirurgião plástico irá cortar os pequenos lábios vaginais (esse corte é feito através de laser, o que facilita a recuperação) removendo a parte em excesso, após isso é feita a sutura das bordas para que a cicatriz fique bem discreta.

Só é removida a parte que causa incômodo, pois o corte além do necessário poderia trazer prejuízos à lubrificação e deixar a paciente mais suscetível a infecções. Por isso é tão importante que seja realizada por um profissional com vasta experiência.

Os pontos são em geral feitos com fios absorvíveis pelo corpo, se houver necessidade de pontos comuns eles serão removidos após o prazo de oito dias.

Leia Mais: Benefícios de realizar uma Ninfoplastia

Qual o prazo para visualização do resultado da Ninfoplastia?

A mudança é visível após o término da cirurgia, mas após o primeiro mês o resultado já é bem mais aparente e a cicatrização já bastante avançada.

Qual o profissional indicado para a realização da Ninfoplastia?

A Ninfoplastia é uma cirurgia muito delicada e para que o resultado seja  satisfatório para a paciente, o indicado é que ela busque por um cirurgião plástico qualificado. O profissional deve ter vasto conhecimento no procedimento e ser especialista na área.

Portanto antes de se submeter a esta e outras cirurgias, faça uma pesquisa sobre o cirurgião plástico, confirme se ele é membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, órgão oficial que confere ao cirurgião o título de especialista em cirurgia plástica no Brasil.

A cirurgia deve ser feita em um hospital de referência, com uma equipe qualificada e estrutura que forneça segurança para a paciente desde o pré ao pós-operatório.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?