Nariz Perfeito: Rinoplastia em Homens

Rinoplastia Masculina

Já passou o tempo em que insatisfação com a própria imagem é uma característica somente das mulheres. Cada vez mais, os homens estão mais vaidosos e se preocupam com a própria aparência. Não por acaso, a rinoplastia figura entre os principais procedimentos estéticos procurados pelo público masculino, sendo a segunda cirurgia plástica mais realizada por eles.

A rinoplastia, então, é uma excelente alternativa para aqueles homens que buscam por mudanças, tanto estéticas quanto funcionais.

Vantagens da rinoplastia masculina

O nariz acaba ganhando muito destaque no rosto, por ocupar uma posição central. Por isso, o formato e tamanho do mesmo é um diferencial que pode comprometer a harmonia facial e, assim, gerar constrangimento.

Muitos homens que resolvem se submeter à rinoplastia sofreram algum tipo de bullying, principalmente na infância ou adolescência, por conta das características do nariz. Dessa forma, em diversos casos, a cirurgia plástica é importante para ajudar a aumentar a autoestima do público masculino.

Com a cirurgia plástica do nariz, é possível:

Alterar o formato do dorso do nariz;

  • Diminuir o tamanho das narinas;
  • Corrigir nariz muito grande ou pequeno;
  • Corrigir defeitos de nascença ou deformidades;
  • Corrigir problemas respiratórios causados pelo desvio de septo.

Como é o procedimento?

Os homens que buscam pela rinoplastia, normalmente o fazem por terem o nariz com ponta caída ou alargada, para retirar o calombo ou ainda para corrigir o tamanho do órgão, a fim de deixá-lo mais proporcional e harmônico.

O procedimento da cirurgia, em homens e mulheres, é bem semelhante. O cirurgião pode escolher, dependendo de cada caso, entre a técnica aberta e fechada.

Na rinoplastia aberta é feito um corte pequeno na columela, abaixo da ponta nasal. Assim, a pele é levantada para remodelar o órgão. A principal vantagem desse método é que permite que a cirurgia seja mais precisa, já que torna possível ter uma visão melhor da estrutura do nariz. Ou seja, é menos provável que o procedimento seja mal sucedido. A desvantagem, porém é que o inchaço pode levar mais tempo para desaparecer, o que significa que demora mais para ver o resultado final. A cicatriz, apesar de ser externa, fica imperceptível e bastante discreta na maioria dos casos.

Já a rinoplastia fechada requer um grau de atenção maior do cirurgião, já que as incisões são feita na parte interna do nariz e, dessa forma, ele só terá um campo de visão parcial para realizar o procedimento. A principal vantagem desta técnica é o fato do paciente ficar sem nenhuma cicatriz externa.

Independente da técnica utilizada, é extremamente importante contar com um profissional experiente e qualificado.

Quais as diferenças entre rinoplastia masculina e feminina?

Essa é uma dúvida bastante comum. Como dito anteriormente, o procedimento é realizado de forma semelhante, independente se o paciente é um homem ou mulher. Contudo, a rinoplastia masculina exige do cirurgião muita sensibilidade técnica, planejamento e análise, para que os resultados atendam às expectativas.

A análise deve ser individual para cada paciente, com atenção para as diferenças dos traços físicos de homens e mulheres. Dessa forma, o médico cirurgião deverá tomar cuidado para conservar algumas características masculinas, como por exemplo:

  • Dorso nasal mais reto;
  • Ponta com rotação de 90 a 95 graus;
  • Maior proporção do nariz.

Assim, o resultado da rinoplastia masculina deve ser discreto, com traços retos, sempre evitando que o nariz fique muito projetado ou com o dorso baixo.

Quais são os cuidados ao realizar uma rinoplastia masculina?

A estrutura nasal tem diferentes cartilagens e ossos, o que requer bastante precisão em uma rinoplastia. A cirurgia plástica, apesar de ser simples e oferecer poucos riscos, o procedimento é delicado e não admite erros, já que o resultado ficará exposto na região central da face do paciente.

Os principais cuidados ao se realizar uma rinoplastia em homens, é analisar e entender as diferenças básicas dos traços físicos masculinos e femininos. O cirurgião deve ter uma vasta experiência e qualificação para planejar o aspecto final, deixando o nariz com uma aparência natural e masculina.

Rinoplastia em Homem | Iran Sanches
Rinoplastia em Homem | Iran Sanches

Qual a idade mínima para fazer a rinoplastia masculina?

A rinoplastia masculina é indicada para homens, acima de 15 anos, que estejam insatisfeitos com o formato natural do nariz. Essa idade deve ser respeitada, pois antes desse período, as estruturas nasais ainda estão em desenvolvimento.

Contudo, o mais recomendado é que o público masculino seja submetido a cirurgia a partir dos 20 anos.

Dr. Iran Sanches

Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?