Eu quero fazer rinoplastia, fica mesmo muito roxo?

Eu quero fazer rinoplastia, fica mesmo muito roxo?

Preocupações com anestesia, cirurgia e principalmente o aspecto do rosto nos pós-operatório de uma rinoplastia é algo comum entre os que desejam se submeter a essa cirurgia. Se esse é o seu caso, fique tranquila (o), vamos te explicar tudo sobre isso e desmistificar alguns conceitos sobre a rinoplastia, confira o texto!

 

Aqueles que têm o sonho em realizar a cirurgia de rinoplastia, sempre pesquisam muito sobre o assunto, buscam fotos de antes e depois, assim como saber o desenvolvimento do pós-operatório, principalmente no aspecto visual.

Você provavelmente já digitou essas frases no Google, certo? A ansiedade e curiosidade são totalmente normais nesse momento. De um lado temos o paciente com muito desejo de se submeter à rinoplastia para resolver algo que lhe incomoda na estética ou funcionalidade do nariz e de outro o medo da cirurgia, da anestesia e do pós-operatório.

O receio sobre inchaço  logo após a rinoplastia é característico dessa fase inicial, de busca por um cirurgião plástico e agendamento de cirurgia, principalmente para quem irá passar pela primeira vez por um procedimento cirúrgico estético no rosto.

Quanto a isso, buscamos tranquilizar os pacientes e ressaltar que muito se avançou nesse ramo, tanto em termos de métodos cirúrgicos como de estrutura hospitalar. Em cirurgias realizadas antigamente isso era mais comum. Embora ainda possa ocorrer atualmente quando são realizadas em hospitais de baixa qualidade de equipamentos, medicamentos e  sem um bom serviço de anestesia.

 Também pode ocorrer em casos que o paciente tenha grande variação de pressão, especialmente em procedimentos com anestesia local com sedação é comum que exista uma oscilação do nível pressórico.

Nesses casos é comum que o paciente sangre mais, ficando assim mais roxo. O quanto o paciente ficará roxo dependerá basicamente de três fatores:

Característica do corpo do indivíduo

Cada pessoa reage de uma maneira durante a cirurgia e pós-operatório. Portanto você não deve tomar como base uma pessoa que não ficou roxa de modo algum ou outra que apresentou maior “roxidão” quando pensar em realizar o seu procedimento.

Técnica do cirurgião

As técnicas menos traumáticas, menos invasivas, como por exemplo, a técnica de rinoplastia preservadora costuma deixar um grau muito pequeno de inchaço e “roxidão” no paciente.

Anestesista

 A importância de um bom anestesista para manter a pressão arterial num nível baixo, sobretudo no tratamento da parte óssea do nariz, provocando assim menor sangramento e desse modo menos equimose, ou seja, roxos.

Algumas orientações devem ser seguidas cuidadosamente durante o período de pós-operatório de rinoplastia. Entre elas:

  • Observar o tempo estipulado pelo cirurgião plástico para o retorno aos exercícios físicos. Cada atividade tem seu tempo, por exemplo, para natação, o recomendado é que o paciente espere 6 meses após a cirurgia; uso de óculos de sol 3 meses; academia com pesos leves, 2 meses; caminhada leve, 4 semanas, etc.

 

  • Tomar cuidado com a exposição ao sol, pois a altas temperaturas podem agravar o inchaço, sobretudo nos primeiros dias e o sol pode manchar a pele do rosto que está arroxeada.

 

  • Evitar situações que possam ocasionar traumas ao nariz e assim danificar o resultado da cirurgia.

 

  • Fazer a lavagem das narinas usando soro fisiológico por pelo menos 15 dias, até 1 mês, mantendo uma boa rotina de higiene.

 

  • Ter o repouso pelo tempo estipulado pelo médico durante a primeira semana após a cirurgia.

 

Em resumo, muitos fatores influenciam nesse aspecto, como avanço das técnicas cirúrgicas, o aparelhamento dos hospitais e qualidade da equipe, principalmente o anestesista. A recomendação para os pacientes que desejam se submeter à cirurgia de rinoplastia é sempre procurar um profissional com boas recomendações e longa curva de atuação na área e especialidade em rinoplastia.

Fique atento aos retornos após a cirurgia para um bom acompanhamento da sua recuperação. É muito importante que o paciente não descumpra as orientações médicas. Isso é válido não somente para rinoplastia, mas como para qualquer cirurgia, seja ela estética ou não, certo? Assim garantimos maiores chances de resultados satisfatórios.

 

Você tem interesse na cirurgia de rinoplastia?

 

O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?