Descubra os mitos e verdades que falam sobre a cirurgia de rinoplastia

Descubra os mitos e verdades que falam sobre a cirurgia de rinoplastia

A rinoplastia figura entre as cirurgias plásticas mais buscadas em todo o mundo, por se tratar de um procedimento bem conhecido, alguns mitos o cercam, conheça agora o que é verdade ou mito sobre a rinoplastia. Confira o texto!

A rinoplastia possibilita modificar a forma, tamanho, ponta do nariz, dentre outros aspectos, que modificam aparência e trazem mais delicadeza aos traços faciais, por estar relacionada a autoestima e beleza se torna uma cirurgia muito almejada.

Com o grande crescimento na demanda de rinoplastia, acreditamos que as informações sobre essa cirurgia devem ser mais difundidas.

Dessa maneira os pacientes podem ter mais conhecimento sobre o procedimento que tão sonhadoe, portanto, mais segurança na escolha de um cirurgião plástico.

Separamos algumas questões para esclarecer e lhe auxiliar nesse momento de pesquisa e tomada de decisão, mas ressaltamos sempre que essas informações não substituem a consulta presencial com um cirurgião plástico especialista em rinoplastia, certo? 

  1. Consigo ter um nariz igual ao do meu cantor, modelo ou atriz favorita se mostrar uma foto ao cirurgião plástico?

Não, esse é um grande mito da cirurgia plástica. Em consulta o cirurgião plástico irá avaliar a anatomia do paciente e pesar suas expectativas em relação às possibilidades das técnicas de cirurgia que podem ser aplicadas naquele caso específico. As proporções faciais de cada indivíduo são únicas e para que haja harmonia nos resultados, essa individualidade deve ser respeitada.

  1. Já sairei da sala de cirurgia com o meu nariz dos sonhos?

Outra inverdade, o resultado da cirurgia de rinoplastia não é imediato. Sabemos que o paciente sonha em sair do hospital com o resultado que tanto almeja para o nariz, mas como toda cirurgia, a rinoplastia tem seu período de pós-operatório. 

Nessa fase o nariz passa por muitas mudanças, evoluindo gradativamente. Na fase inicial é comum haver inchaço que dificulta a visualização do resultado final, mesmo melhorando significativamente dentro das primeiras semanas, é preciso ter paciência, pois o resultado finalsó se mostrará de forma completa após um ano da realização da cirurgia.

Compressas, massagem e drenagens podem ser orientadas pelo cirurgião para acelerar esse processo. Seguir todas as orientações pós-cirúrgicas de forma correta também influenciam positivamente.

3. Tenho medo de sentir muita dor no pós-operatório de rinoplastia!

É comum que os pacientes associem pós-operatórios a muito desconforto e dor, mas no caso da rinoplastia esse é um mito. Pode haver como já mencionamos inchaço e até mesmo algumas manchas roxas no rosto após a cirurgia, normais dado a recente intervenção no local, mas os pacientes não sentem dor.

4. Se eu fizer a rinoplastia, todos saberão apenas ao olhar pra mim que tenho plástica?

Esse é um mito. A maioria das pessoas que buscam a rinoplastia almejam resultados sutis e que harmonizem o rosto, sem grandes interferências. Nesse aspecto, é muito importante que o paciente procure um cirurgião plástico especialista em rinoplastia com grande experiência para realizar o procedimento, garantindo maiores chances de resultados satisfatórios. 

5. Respiro mal, a rinoplastia pode me ajudar?

Sim, é uma verdade. A rinoplastia pode ajudar o paciente também no sentido funcional, pode ser associada com outros procedimentos como correçõesdo septo em caso de desvio. Melhorando até mesmo a questão dos roncos que costumam causar desconforto.

6. É comum o nariz sangrar após a rinoplastia?

Verdade. Nos primeiros dois dias após a cirurgia, é comum ocorrer um discreto sangramento nasal. O cirurgião plástico irá orientar o paciente quanto a curativos e limpeza durante o período inicial. Também é comum que o paciente tenha um pouco de dificuldade para respirar inicialmente.

Você se interessa pela cirurgia de rinoplastia?

O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?