Como funciona a cirurgia de rinoplastia para correção de nariz torto?

A queixa sobre o nariz torto é algo frequente, uma desarmonia nos traços faciais pode representar um ponto negativo para a autoestima, abalando a autoconfiança, afetando assim a vida pessoal e profissional.

A cirurgia de rinoplastia pode promover a resolução dessas queixas, assim como de outras irregularidades no nariz. Esse procedimento para o nariz torto possui uma complexidade um pouco maior que as demais.

Isso acontece, pois a correção dessa condição está relacionada à memória da estruturação nasal, a qual pode tender a retornar a posição em que estava, caso a cirurgia não reforce essa estrutura da forma correta.

O que pode ocasionar um nariz torto?

Pode ser algo congênito, ou seja, pessoa pode nascer com o nariz torto e perceber que o mesmo se torna mais acentuado com o passar dos anos, sobretudo após os 15 anos de idade.

Outra razão para o nariz torto são traumas na área do rosto que possam prejudicar a forma o nariz. Nos casos em que o tratamento não é correto, a fratura traz deformações ao nariz.
Isso pode exigir que o cirurgião plástico durante a rinoplastia quebre o osso do nariz novamente em determinados pontos para dar o formato almejado, esse procedimento é chamado de osteotomia.

Outra causa para nariz torto pode ser o uso de drogas por via nasal. Isso causa uma grande fragilidade interna na estruturação nasal, podendo deixar o nariz tombado para um dos lados. A rinoplastia só pode ser realizada nesse caso quando o consumo de tais substâncias for encerrado.

Nos casos em que a face tem grau assimétrico muito elevado, delimitar um plano médio que alinhe a estruturação do nariz pode ser mais difícil. O que exige mais experiência e domínio das técnicas pelo cirurgião plástico, realçando a importância de buscar sempre um especialista em rinoplastia.

A rinoplastia corrige o nariz torto realizando o alinhamento da estruturação nasal na linha média da face do paciente, causador do rosto assimétrico. Para isso o cirurgião plástico reposiciona o osso do nariz, cartilagem e também o septo. Geralmente, o que acontece é que a estruturação externa do nariz assim como a interna é torta.

Dessa maneira, podem ser feitas a correção do aspecto do nariz, a melhoria estética e alinhamento da estruturação interna. O desvio de septo pode estar presente e trazer limitações para a respiração do paciente, então a rinoplastia tem o aspecto funcional.
O desvio de septo pode comprometer também até a ponta do nariz, o cirurgião plástico pode então realocar o septo colocando o osso no ponto médio.

A rinoplastia para reparação do nariz torto é geralmente feita pela técnica aberta, pois esse método proporciona ao cirurgião plástico maior visualização de toda a estruturação nasal, osso, cartilagem e septo.

Essa cirurgia possibilita a diminuição ou aumento do dorso nasal e asas nasais, trazendo melhoria a aparência da columela(região entre as narinas), forma da ponta e como ela se projeta, entre outras alterações.

Você tem interesse na cirurgia de rinoplastia?

O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?