Como ficam as atividades físicas após rinoplastia?

Após um procedimento estético invasivo, como a cirurgia de rinoplastia, é normal manter um tempo fora das academias e outras atividades físicas, seja pela recuperação ou pela chance de chocar o nariz recém operado. Mas muitos pacientes são esportistas profissionais ou até mesmo gostam de praticar esportes por diversão, e acabam ficando com medo de voltar a fazer esporte mesmo depois da recuperação da rinoplastia.

Atividade física x rinoplastia: o que é importante saber?

De fato, após a rinoplastia, é preciso seguir algumas regras. O ideal é esperar 30 dias após a cirurgia para voltar aos esportes. Porém se o esporte que você pratica envolve contato ou uso de bolas, como futebol ou vôlei, é recomendado que o paciente espere pelo menos dois meses para retomar! Deve-se lembrar que a recuperação do corpo após qualquer cirurgia é gradativa, assim como deve ser a volta ao esporte, sempre aos poucos. O ritmo do exercício deve ser menos vigoroso do que o normal, pois o corpo é um pouco mais frágil do que o normal. Entenda mais sobre a relação entre rinoplastia e esportes e fique por dentro:

Converse com seu médico

Vale lembrar que a retomada dos exercícios físicos deve ser aprovada por um cirurgião, e também devidamente acompanhada por um educador físico. Sob nenhuma circunstância o paciente deve realizar atividades físicas sozinho e sem supervisão.

E quanto ao trabalho? No caso da rinoplastia, as atividades mais calmas e rotineiras, como o retorno ao trabalho, podem ser realizadas até uma semana após o procedimento, mas em situações que exigem muito esforço físico da pessoa, como no caso dos exercícios físicos, devem ser deixadas de lado por um tempo para não haver uma ameaça para o período pós-operatório!

Devo me afastar de todos os exercícios logo após a operação?

Não! Nem todos os esportes possuem o mesmo tempo de afastamento recomendado. Inclusive, caminhadas, e yoga podem ter volta após 3 semanas da cirurgia de rinoplastia. Já as outras práticas esportivas de contato e que podem gerar choques e quedas como basquete,vôlei e futebol, só podem ser praticadas cerca de 8 semanas após a cirurgia plástica no nariz, quando os ossos da estrutura do nariz já estarão mais recuperados.

Voltar ao esporte não precisa ser pautado pelo medo, limitações e insegurança! Aos poucos e de forma saudável é possível voltar a prática de todos os esportes que o paciente fazia antes. Ao sentir qualquer desconforto ou dor, procure o médico imediatamente e não deixe para depois.

Especialista em rinoplastia

Já pensou em realizar o sonho de fazer a rinoplastia e deixar seus traços faciais mais harmônicos? Ainda esse ano você pode tornar realidade a sua rinoplastia. O dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e a realizar seu sonho da rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?