Como é feita a rinosseptoplastia e quando é indicada?

Médico avaliando paciente para uma cirurgia de rinosseptoplastia

A associação entre procedimentos cirúrgicos estéticos e funcionais é comum para os pacientes que buscam pela cirurgia plástica. A rinosseptoplastia é um ótimo exemplo dos benefícios dessa combinação.

Confira o texto e conheça mais sobre a rinosseptoplastia!

O que é a rinosseptoplastia?

Esse procedimento é denominado dessa maneira, pois significa a combinação entre a cirurgia de rinoplastia e de septoplastia.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia corrige imperfeições e incômodos estéticos, aspectos que incomodam o paciente em sua aparência. O cirurgião plástico, através da rinoplastia pode modificar o formato, tamanho do nariz, alterando estruturas ósseas, de cartilagem e mucosas.

O que é septoplastia?

A septoplastia é uma cirurgia que trata o desvio de septo nasal, uma condição que prejudica a respiração do paciente e traz uma série de queixas e complicações para a qualidade de vida.

Além dessas queixas, o desvio de septo também pode alterar a aparência do nariz, deixando seu formato em desarmonia com o rosto, necessitando de intervenção cirúrgica. Essa intervenção é feita pela rinoplastia ou rinosseptoplastia, já que a septoplastia não tem finalidade estética.

Leia também: O que é desvio de septo?

Quando a rinosseptoplastia é indicada?

A condição do desvio de septo é algo bem comum, ao contrário do que se possa imaginar, o que varia é o grau de importância desse desvio. Por essa razão a rinosseptoplastia não é indicada para todos os casos.

Quando o paciente além de apresentar queixa respiratória demonstra grande insatisfação com a aparência do nariz, o cirurgião plástico especialista após avaliação em consulta pode indicar a necessidade do procedimento.

Além da queixa respiratória, o quadro de desvio de septo pode apresentar outros sintomas que indiquem a necessidade da união dos procedimentos rinoplastia e septoplastia, entre eles:

  • Dores de cabeça de forma constante
  • Nariz congestionado com frequência
  • Sinusite recorrente

É importante sempre destacar que após a avaliação em consulta e indicação do quadro de desvio de septo, o paciente será submetido à cirurgia de rinosseptoplastia somente após exames.

A tomografia computadorizada dos seios da face, por exemplo, mostra a gravidade do desvio de septo e permite ao profissional avaliar melhor o quadro do paciente. Além disso, é solicitada ao paciente avaliação cardiológica e exames laboratoriais que comprovem o bom estado de saúde e só assim será liberado para o procedimento.

Como é realizada a rinosseplastia?

O método de realização do procedimento é similar ao de rinoplastia e septoplastia, o cirurgião plástico irá realizar através de pequenas incisões as modificações necessárias para reestruturar o nariz do paciente.

A cirurgia de rinosseptoplastia é geralmente realizada com anestesia geral, a forma mais segura para o paciente. O tipo de anestesia irá depender das necessidades de cada paciente e das especificações do caso.

O cirurgião plástico corrige e altera a estrutura interna e externa do nariz para alinhar a forma e tamanho ao desejo do paciente, harmonizando-o ao rosto, tornando os traços mais suaves e bonitos. Além de realizar as correções necessárias para o desvio de septo.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?