O que é desvio de septo?

Rosto de uma mulher de cabelos pretos com as mãos de um médico avaliando desvio de septo

A condição de desvio de septo acontece quando a estrutura que separa as narinas não está alinhada de maneira reta. Além de provocar problemas respiratórios, pode afetar o nariz esteticamente, deixando-o torto e em desarmonia com o rosto.

Confira o texto e entenda mais sobre o desvio de septo!

Qual a função do septo?

O septo é responsável por filtrar e promover a umidificação do ar que entra para o nosso pulmão através das narinas. Sua composição estrutural é formada de osso, cartilagem e mucosa, a qual fica dentro da cavidade nasal.

Qual a causa para o desvio de septo?

Muitas podem ser as razões que levam ao desvio de septo, entre elas podemos citar traumas, como acidentes e pancadas no nariz, doenças como sinusite e rinite, mas também pode se desenvolver naturalmente.

Quais os sintomas do desvio de septo?

A condição de desvio de septo é bem comum, em intensidades diferentes. Em casos mais graves, quando o desvio de septo é bem acentuado, o paciente pode perceber uma obstrução nas narinas, prejudicando a drenagem de secreções que são produzidas na região dos seios da face e por consequência afeta sua respiração e qualidade de vida.

No desvio de septo mais grave ou que aborda as duas fossas nasais, os sintomas comuns são:

  • A grande presença de sinusite, rinite ou gripe, em episódios repetidos
  • Dores de cabeça ou no rosto, principalmente na área da testa e maçãs do rosto
  • Maior dificuldade em respirar pelo nariz, muitos deles são respiradores bucais
  • Distúrbios relacionados ao sono como apneia, ronco acentuado
  • Excesso de cansaço
  • Sensação de nariz entupido
  • Sangramento no nariz também pode ocorrer

Leia também: Tenho nariz torto, como posso corrigi-lo?

Qual cirurgia pode corrigir o desvio de septo?

A cirurgia que corrige o desvio de septo é chamada de septoplastia, esse procedimento não é indicado para todos os pacientes que apresentam o desvio. 

É recomendada para casos em que essa alteração prejudica a respiração do paciente e traz incômodos à sua vida, como na prática de esportes e até mesmo no sono, como já citamos.

É possível aliar a correção do desvio de septo à rinoplastia?

Alguns pacientes demonstram além do incômodo funcional, uma insatisfação muito grande decorrente do nariz com essa curvatura. É possível que o cirurgião plástico em cirurgia, trate esses dois aspectos, esse procedimento se chama rinosseptoplastia.

Dessa maneira, além de proporcionar ao paciente melhora na respiração e resolução das queixas decorrentes dos sintomas do desvio de septo, é possível pela cirurgia plástica aliada a funcional trazer mais harmonia ao nariz e face.

Trazendo ao paciente mais autoestima, melhora na relação com a própria imagem, mais confiança e uma qualidade de vida muito maior.

O benefício para o paciente também se mostra na união do pós-operatório dos dois procedimentos e menor tempo de recuperação.

Como é realizada a cirurgia de desvio de septo?

A septoplastia é realizada em hospital, com anestesia geral preferencialmente. Pode ser feita sem a necessidade de incisões externas, resultando em cicatrizes não aparentes.

As incisões são feitas internamente, o septo é corrigido pela remoção da cartilagem em excesso e/ou reposiciona a parte óssea e a pele. Para ter mais visibilidade, o cirurgião plástico utiliza um aparelho com uma pequena câmera na extremidade, possibilitando que o procedimento seja menos invasivo.

A duração desse procedimento geralmente fica entre duas a quatro horas, isso irá depender da associação com a cirurgia de rinoplastia.

São procedimentos complexos e devem ser realizados por um especialista e com ampla atuação nesse tipo de cirurgia, assim é possível maximizar as chances de obter resultados de excelência.

A partir de que idade pode ser feita a correção do desvio de septo?

A indicação é que seja realizada em uma idade em que as estruturas nasais já estejam completamente desenvolvidas. Deve ser alinhado com o cirurgião plástico que irá realizar o procedimento.

As recomendações acerca da idade, são similares às de rinoplastia, onde a indicação é a partir dos 15 anos em meninas e em meninos, em casos em que geralmente tem um processo de desenvolvimento mais lento, por volta dos 17 anos.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?