Como afinar o nariz?

Uma das queixas mais comuns dos pacientes que buscam a cirurgia estética de rinoplastia ou mesmo a rinomodelação é a largura do nariz. Se o seu desejo também é afinar o nariz, confira o texto!

 A busca por uma estética mais harmônica, melhorar autoestima e ter uma boa relação com o próprio corpo leva muitas pessoas a procurarem as cirurgias plásticas e os procedimentos estéticos.

Entenda como é possível afinar o nariz através da rinoplastia e também da rinomodelação e as diferenças entre esses procedimentos.

Quando a rinoplastia é indicada?

A cirurgia de rinoplastia possibilita corrigir insatisfações estéticas em relação ao nariz, como tamanho e formato. Essas alterações são muito almejadas pelos pacientes que buscam essa cirurgia pela maior harmonia dos traços faciais, satisfação pessoal e melhoria da qualidade de vida.

A rinoplastia é uma cirurgia com grau de complexidade elevado, deve ser realizada somente por um cirurgião plástico especialista em rinoplastia,  experiente e com grande conhecimento da anatomia facial.

Alguns dos casos para o qual a rinoplastia é indicada são:

– Ponta bulbosa;

– Giba nasal proeminente;

– Abas nasais largas;

– Ponta do nariz curvada, caída ou muito arrebitada;

– Nariz torto;

– Nariz de tamanho insatisfatório, seja grande ou pequeno demais em relação ao rosto.

Leia mais: Rinoplastia e o equilíbrio facial!

Como afinar o nariz com a rinoplastia?

A rinoplastia tem duração média de 3 horas. A forma de anestesia indicada geralmente é a anestesia geral, mais segura, já que nessa modalidade o anestesista tem total controle das vias aéreas do paciente durante todo o procedimento.

As técnicas utilizadas durante a rinoplastia irão variar de acordo com cada paciente, a anatomia, espessura de pele e expectativas irão influenciar em todo esse processo e em seus resultados.

A rinoplastia para afinar o nariz é geralmente procurada por pacientes com traços asiáticos ou negroides. O paciente deve ter em mente que um cirurgião plástico com bom senso estético e experiência não irá descaracterizar sua etnia ou lhe proporcionar esperanças irreais sobre a cirurgia. 

A estrutura desses narizes é semelhante, até mesmo na espessura mais grossa da pele, os narizes asiáticos possuem uma ponta com menor projeção e de forma mais arredondada, narinas largas, dorso sem elevação. Os narizes negróides também possuem ponta mais arredondada e narinas mais largas, bem como dorso mais curto.

O cirurgião plástico não irá mudar completamente os traços faciais, mas sim irá destacar a beleza do paciente e melhorar imperfeições de maneira harmônica.

Afinar o nariz é uma das demandas mais comuns para rinoplastia, nesses casos é realizada a aproximação das pontas das cartilagens localizadas nas extremidades do nariz, de ambos os lados. 

Esse processo de afinar as cartilagens pode ser realizado através de sutura, de retirada de cartilagem ou até mesmo de colocação de enxertos, neste último caso, se houver necessidade de projeção da ponta de narizes mais curtos.

Como é feita a rinomodelação?

A rinomodelação também é conhecida como bioplastia. Essa técnica consiste na aplicação de substâncias no nariz, os preenchedores, para dar projeção à ponta nasal, proporcionar uma aparência mais fina ao nariz, melhorar a giba nasal e corrigir assimetrias.

O ácido hialurônico, o mais utilizado dentre esses preenchedores, é muito popular para a harmonização facial. Pode ser aplicado em outras áreas do rosto, como lábios, sulco nasogeniano (bigode chinês), mento (queixo) e malar (parte superior da maçã do rosto).

Essa substância é totalmente compatível com o nosso corpo, sendo inclusive absorvida após alguns meses, o que confere ao preenchimento um caráter transitório. 

Embora não seja cirúrgica, a aplicação do preenchedor deve ser feita somente por um profissional com conhecimento de anatomia facial e experiência em manipular substâncias como ácido hialurônico, a fim de garantir melhores resultados e evitar intercorrências. 

Como escolher entre rinoplastia e rinomodelação?

A rinoplastia possibilita significativas mudanças no nariz, até mesmo na estrutura óssea. Isso assegura uma maior flexibilidade de resultados, podendo até mesmo trazer melhorias funcionais para a respiração e qualidade de vida do paciente.

A rinoplastia possui resultados bem amplos e definitivos, é indicada para pacientes que desejam uma mudança maior no nariz, sobretudo quando é necessário abordar a parte óssea ou alguma correção de aspecto funcional, como do desvio de septo e dos cornetos nasais.

A rinomodelação se apresenta como uma alternativa não invasiva de resultado mais rápido, pois logo após a aplicação do produto já é possível perceber a diferença. Enquanto que a rinoplastia, por se tratar de uma intervenção cirúrgica, requer a cicatrização interna e redução do inchaço do nariz, o que pode levar até 1 ano para se completar.

No entanto, esses resultados possuem um prazo de duração de, em média, 18 meses. Para manter o aspecto desejado, é necessário reaplicar o produto logo após esse período ou quando o paciente já não estiver satisfeito com a aparência do nariz.

Muitas vezes os pacientes recorrem à rinomodelação enquanto se preparam para a rinoplastia, é uma forma de observarem a mudança no nariz sem o comprometimento de uma cirurgia.

O ácido hialurônico, substância mais utilizada para a rinomodelação e harmonização facial, pode inclusive ser removido, através de outra substância chamada hialuronidase.

Leia mais: Rinomodelação ou Rinoplastia? Qual a indicação?

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?