Rinoplastia: quais as funções da cirurgia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas apresentam problemas de autoimagem. Os motivos são os mais diversos possíveis, porém é necessário sempre buscar soluções que ajudem a melhorar a nossa autoestima e, consequentemente, bem-estar também. A rinoplastia, então, pode ser uma alternativa para quem está descontente com o formato natural do nariz ou, no caso da rinoplastia secundária, já fez uma cirurgia plástica do nariz e não obteve o resultado almejado.

O procedimento estético para melhorar a aparência do nariz compreende várias etapas e vai depender muito do caso e da estrutura nasal de cada paciente.

Funções da rinoplastia

Quando se fala em rinoplastia, certamente a grande maioria das pessoas já associa a questões completamente estéticas. E, de fato, o procedimento é bastante procurado por quem quer se submeter a cirurgia por motivo estético. Contudo, a rinoplastia também pode estar associada a questões funcionais.

Independente de qual for o caso, confira a seguir um pouco mais sobre as funções da rinoplastia!

Estética

O nariz fica centralizado no rosto, ganhando mais destaque do que algumas pessoas queriam. Por estar no ponto focal da face, a harmonia facial está diretamente associada à estrutura nasal. Ou seja, o tamanho e a forma desse órgão são fatores que influenciam bastante na autoestima das pessoas.

A rinoplastia pode ser a solução ideal para quem vê algum problema estético no próprio nariz, podendo assim ter diversos objetivos como, por exemplo:

Rinoplastia de redução

Como o próprio nome já diz, é a rinoplastia para reduzir as estruturas nasais. Ou seja, realizar a diminuição do tamanho ou largura das asas e ossos nasais, do dorso ou da ponta do nariz. Para isso, pode ser realizada a retirada de tecido da parte externa do nariz.

O procedimento pode ser feito pela técnica aberta, com 3 incisões pequenas na região das narinas, ou pela técnica fechada, com incisões internas, o que não deixam cicatrizes visíveis e o resultado é mais natural. A procura pela rinoplastia de redução é muito grande por parte de quem tem o chamado “nariz de batata”.

Correção de columela

A columela faz parte da estrutura nasal, separando as aberturas nasais, que são chamadas de asas do nariz. Ela pode ser retraída ou avantajada e é daí que pode surgir a vontade de alguns pacientes de se submeterem a rinoplastia, pois é um aspecto que pode chamar bastante atenção em relação ao restante do rosto.

Nariz caído ao sorrir

Em alguns casos, a ponta do nariz de algumas pessoas pode “cair” quando elas sorriem, por conta de um músculo. Quando essa é a queixa, o cirurgião irá romper a ligação que existe entre o lábio superior e a ponta do nariz, o que melhora o aspecto de caído e permite que o paciente volte a sorrir.

Projeção do nariz

Através da rinoplastia também é possível arrebitar o nariz, algo que muitas pessoas desejam. A ponta do nariz é projetada para cima por meio do procedimento.

Rinoplastia Cirurgia - Funções | Dr. Iran Sanches
Rinoplastia Cirurgia – Funções | Dr. Iran Sanches

Funcional

As funções da rinoplastia não são só estéticas, mas também funcionais. O procedimento costuma ter muitas indicações para corrigir disfunções, contribuindo para melhorias de várias situações, como:

  • Desvio de septo;
  • Hipertrofia de cornetos;
  • Patologias do seio da face.

No caso doenças de cunho respiratório, ajuda a melhorar a rinite, por exemplo. E, ainda, a rinoplastia pode estar relacionada a traumas, sendo conhecida como:

Rinoplastia pós-traumática

Lesões nasais são mais comuns do que se imagina, pois essa é a parte do rosto que fica mais exposta. Assim, qualquer acidente que atinja essa região pode acabar machucando o nariz. Essas fraturas podem causar danos não só aos ossos, mas também às cartilagens.

Além de poder alterar a aparência da estrutura nasal, ainda pode modificar alguma funcionalidade, causando problemas respiratórios.

Dr. Iran Sanches

Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.

Cirurgias Faciais, Cirurgias Corporais e Procedimentos Estéticos - Dr. Iran Sanches

CRM – 64705
Cirurgia Geral RQE – nº 13043
Cirurgia Plastica RQE –  nº 13401

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica
Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.
Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.