Quanto tempo demora a cicatrização de uma rinoplastia?

mulher mostrando rosto antes e depois de rinoplastia

A rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, mas o período de cicatrização ainda assusta muitos pacientes. O ideal é falar com um cirurgião plástico que possa esclarecer alguns pontos relacionados à técnica. 

 

A cura da rinoplastia, bem como de outras operações, requer um período pós-operatório cuidadoso e tempo de descanso adequado. Porém, observando as indicações médicas para esse período, ela está bastante tranquila.

Rinoplastia x cicatrização: entenda sobre

Assim como em outros procedimentos cirúrgicos, o período de cicatrização depende de fatores como o repouso adequado, o tipo de pele do paciente e a intensidade das alterações realizadas. No caso da rinoplastia, esses fatores também devem ser levados em consideração para cada paciente, e essa especificidade do caso pode afetar o tempo de cicatrização e o aspecto da cicatriz. Entenda mais sobre esse assunto no artigo.

Tempo de cicatrização

Uma recuperação relativamente simples após a correção da estética do  nariz leva em média até 15 dias. Geralmente, o trabalho pode ser retomado dentro de 7 a 15 dias. Após 4 semanas, volte aos exercícios. No entanto, deve-se lembrar que por cerca de 3 meses você deve evitar esportes e atividades que possam machucar o nariz. Após 1 ano de rinoplastia, o efeito final pode ser observado. 

 

No caso de pessoas com pele mais grossa, esse tempo é estendido para 2 anos. Lembre-se de que a recuperação da correção do nariz é lenta e gradual.

 

E como são as cicatrizes?

A rinoplastia deixa cicatrizes extremamente discretas e, no caso da rinoplastia pela técnica fechada, apenas as cicatrizes internas estão presentes. 

 

No caso da técnica aberta, também há uma pequena cicatriz ao redor da coluna, entre as narinas, que não é visível com o passar dos meses. Por exemplo, a ocorrência de queloides no nariz é extremamente rara, mesmo em pacientes que os apresentam em outras áreas do corpo. 

 

No caso de procedimentos que envolvem a correção das asas do nariz, duas pequenas cicatrizes podem ser vistas na área onde as asas tocam o rosto. Eles são muito discretos e podem se tornar imperceptíveis com o passar dos anos.

Siga adequadamente os pedidos do especialista

O ideal é que as indicações de pós-operatório, recuperação e cicatrização sejam apresentadas por um cirurgião plástico antes da cirurgia. Dessa forma, o paciente que está para fazer uma correção nasal fica mais ciente de como ficará o resto e por quanto tempo o resultado da cirurgia será esperado.

Especialista em rinoplastia Dr Iran Sanches

Já pensou em realizar o sonho de fazer a rinoplastia e deixar seus traços faciais mais harmônicos?  O dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e a realizar seu sonho da rinoplastia. Confiança é o primeiro passo, tire todas as suas dúvidas!

 

Entre em contato com o especialista e esclareça todas dúvidas, tire seus medos.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?