Como escolher um especialista em rinoplastia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A cirurgia de rinoplastia é uma das queridinhas entre as cirurgias plásticas, figurando sempre no topo das mais realizadas. Apesar disso, é uma cirurgia complexa e deve ser realizada por um profissional capacitado e experiente. 

Se esse procedimento está na sua lista de desejos, confira o texto, pois vamos lhe ajudar a escolher um cirurgião plástico especialista em rinoplastia.

A cirurgia de rinoplastia é um procedimento delicado e complexo que requer do cirurgião plástico que a realiza um grande domínio sobre anatomia humana e técnicas cirúrgicas para entregar um resultado o mais harmônico possível.

Sabemos que a medicina evoluiu bastante ao decorrer dos anos, na área da cirurgia estética isso também é notado.  

Mesmo com as diversas técnicas que trouxeram inovação, maior segurança e consistência ao procedimento, ainda se torna essencial a escolha prudente do cirurgião plástico, e para resultados mais eficientes, que o mesmo seja especialista em rinoplastia.

Quando estiver pesquisando sobre rinoplastia, busque sobre as certificações do cirurgião plástico, observando as instituições nas quais ele obteve formação. 

Ter um currículo com apresentações em eventos da área, publicações em periódicos acerca do tema dão grande respaldo ao cirurgião plástico.

O médico também deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com título de especialista, ou seja, o cirurgião plástico obteve aprovação na avaliação de título da SBCP de especialista em cirurgia plástica.

Obrigatório a todos os médicos que findam sua residência em cirurgia plástica e desejam ser integrantes da SBCP. Obrigatoriamente deve ter registro também junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

Essas instituições norteiam os cirurgiões plásticos quanto a sua conduta, pautados na ética, saúde e bem estar dos pacientes.

Sabemos que esse momento inicial de pesquisa e decisão traz grande ansiedade e incerteza, uma boa dica que podemos dar é que com o grande potencial da internet atualmente, todas essas informações sobre o cirurgião plástico que mencionamos, podem ser checadas em poucos minutos. 

Outro fator que pode lhe dar mais segurança e tranquilidade ao escolher um cirurgião plástico para realizar sua rinoplastia é pesquisar por depoimentos reais, positivos ou negativos de outros pacientes que já realizaram o mesmo procedimento com este cirurgião.

O hospital onde a cirurgia é realizada também é um ponto muito relevante para o sucesso do procedimento, desde o amparo da estrutura física até a competência da equipe que irá dar suporte ao cirurgião plástico durante antes, durante e após a cirurgia.

Na primeira consulta o paciente já pode perceber o domínio do médico sobre a cirurgia, tirar todas as dúvidas e alinhar expectativas. 

O mais ético e correto é que o cirurgião busque o melhor resultado possível para cada caso de forma individual, baseando na anatomia e particularidades de cada paciente.

Se o seu cirurgião plástico atende a todos esses requisitos, fique tranquilo, você fez uma boa escolha e estará em ótimas mãos. 

O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Cirurgias Faciais, Cirurgias Corporais e Procedimentos Estéticos - Dr. Iran Sanches

CRM – 64705
Cirurgia Geral RQE – nº 13043
Cirurgia Plastica RQE –  nº 13401

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica
Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.
Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.