Como alcançar os melhores resultados em rinoplastia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A cirurgia de rinoplastia se apresenta com muitos aspectos benéficos aos pacientes, desde a estética com a harmonização das proporções nos traços faciais, autoestima elevada até ganho em qualidade de vida, pelas questões funcionais e melhoria na respiração dos mesmos.

Mas como é possível alcançar os melhores resultados na rinoplastia?

Para que seja possível alcançar os melhores resultados em uma rinoplastia, inicialmente começa-se com a seleção dos pacientes. No momento em que as pessoas buscam o médico para realizar o procedimento, deve ser conversado em consulta de forma clara e explicativa sobre todos os pontos da cirurgia, desde o pré ao pós-operatório.

Os pacientes devem ter uma ideia de como será a cirurgia e o pós operatório antes de se submeter à cirurgia de rinoplastia. Também é muito importante que as expectativas estejam alinhadas com o que o cirurgião plástico pode oferecer em termos realistas. Pacientes com expectativas muito elevadas e com limitações anatômicas não são bons candidatos a cirurgia plástica.

Para oferecer mais segurança aos pacientes, assim como ofertar os melhores resultados possíveis, essa cirurgia deve ser realizada por um cirurgião plástico que seja especialista em rinoplastia.

Como o paciente pode verificar as informações a respeito do cirurgião?

Por se tratar de um procedimento de grande complexidade, essa cirurgia requer grande conhecimento anatômico facial, de todas as suas variantes e possibilidades. O cirurgião plástico deve ter longa curva de aprendizado e experiência reconhecida em cirurgias de rinoplastia. Essa formação é longa e árdua. Sempre desconfie de super promoções ou descontos e grandes parcelamentos.

Alguns pontos podem servir de referência para que o paciente comprove a experiência que o médico possui, como por exemplo, observação do seu currículo, mostrando a instituição de ensino de sua formação e de sua especializações.

Eventos da área como congressos em que o médico tenha participado, trabalhos científicos relativos à temática de rinoplastia que o mesmo tenha apresentado, assim como artigos publicados em periódicos renomados no segmento de cirurgia plástica.

O médico deve ser membro especialista da Cirurgia Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que comprova que já finalizou seu processo de residência médica em cirurgia plástica e que também possui especialidade nessa área.

Esses aspectos podem ser facilmente encontrados por pesquisas na internet. Recomendações, comentários e avaliações de outros pacientes também estão presentes em comentários do Google, quando se busca no navegador o nome do médico.

Qual a importância dos outros membros da equipe médica na cirurgia de rinoplastia?

Os resultados satisfatórios da rinoplastia, assim como de qualquer cirurgia estética, também estão diretamente ligados a qualidade da equipe médica. Uma equipe composta por bons assistentes, com profissionais que também sejam cirurgiões plásticos, para fornecer suporte ao cirurgião dão mais força aos resultados positivos do procedimento.

De igual importância na cirurgia é a presença de um bom médico anestesista. Esse profissional é responsável também pela avaliação de exames pré-operatórios e pela aplicação da anestesia correta para o paciente,monitoramento dos dados vitais, como oxigenação do sangue, respiração, pressão arterial, entre outros, do paciente durante a cirurgia.
Para a excelência do procedimento, a cirurgia de rinoplastia deve ser realizada em um hospital de primeira linha, que forneça as melhores condições de segurança para o paciente e de trabalho para a equipe médica. O dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Cirurgias Faciais, Cirurgias Corporais e Procedimentos Estéticos - Dr. Iran Sanches

CRM – 64705
Cirurgia Geral RQE – nº 13043
Cirurgia Plastica RQE –  nº 13401

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica
Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.
Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.