A cicatriz da rinoplastia é aparente?

Quando se trata de uma cirurgia tão importante e feita em uma área exposta e no centro da face como o nariz, diversas dúvidas existem, principalmente quando o assunto é sobre a cicatriz da rinoplastia. Afinal, uma cirurgia plástica como essa deixa alguma cicatriz ou algum indicativo de que o paciente passou por esse procedimento?

Cicatriz da rinoplastia: essa é uma dúvida de muitas pessoas

Ao procurar um cirurgião para fazer rinoplastia, o paciente está em busca de um aumento da auto estima, assim como harmonização da face, traços mais delicados e de acordo com o resto do rosto. Dessa forma, algo como uma cicatriz está longe de ser bem vindo. Atualmente existem diversas técnicas de rinoplastia, que são indicadas para cada necessidade. O que é preciso saber sobre a cicatriz da rinoplastia? Confira!

A cicatriz da rinoplastia aparece?

Por se tratar de uma intervenção estética que requer a abertura das estruturas nasais, o a rinoplastia deixa cicatrizes que em grande parte dos casos é dentro do nariz, não sendo aparente. Nos casos em que envolve correção das asas nasais, a operação causa duas pequenas cicatrizes na área onde as asas encontram o rosto. Por ser um procedimento estético, essas pequenas cicatrizes são por muitas vezes imperceptíveis.

Embora cause cicatrizes pequenas e discretas, esse fator não interfere na rinoplastia, principalmente quando o paciente deseja obter uma estrutura mais harmoniosa do nariz com o restante da face. Apesar de existirem diversos tipos de rinoplastia atualmente, nenhuma deixa cicatrizes no nariz em si.

O pós operatório é essencial para os resultados da rinoplastia

O cuidado pós-operatório e o processo de cura da cirurgia plástica são necessários para alcançar o resultado desejado e apresentar cicatrizes mais discretas, no caso das asas nasais (procedimento nas narinas).

O pós-operatório da rinoplastia é dividido em várias etapas. Inicialmente, imediatamente após o procedimento, o cirurgião plástico realiza o primeiro curativo, que consiste em uma tala que deve permanecer no local por 4 a 7 dias para apoiar as estruturas do nariz, imobilizá-las e segurá-las, pois ainda são sensíveis devido à intervenção cirúrgica. Após esse período, a tala deve ser substituída, em consulta com o cirurgião responsável, por um curativo simples.

Geralmente, é indicado que o paciente use durante sete dias. A remoção das suturas também proporcionará maior conforto ao paciente, que poderá retomar suas atividades gradualmente.

Nesse período é importante não tomar sol, não segurar grandes pesos, assim como seguir as outras orientações do especialista. Se automedicar nunca é uma opção, pois traz diversos riscos tanto para a saúde do paciente, como para os resultados do procedimento.

Conte com Dr. Iran Sanches

Especialista em rinoplastia, Dr. Iran Sanches atua há diversos anos harmonizando o rosto de pacientes da melhor forma e de acordo com as diretrizes. Utilizando as melhores técnicas, cada caso é único e deve ser avaliado pelo especialista. Aproveite para entrar em contato e conhecer mais sobre o doutor e os métodos disponíveis de rinoplastia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?