5 passos para escolher uma clínica de cirurgia plástica

Você já pensou em realizar uma cirurgia plástica? Escolher corretamente o profissional que irá realizar esse tão sonhado procedimento é muito importante para o sucesso da cirurgia.

Confira o texto e descubra critérios para tomar a melhor decisão na hora de escolher uma clínica de cirurgia plástica!

O que é cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é uma das especialidades da medicina que permite através de suas técnicas, elevar a autoestima, trazendo bem estar e uma melhor relação das pessoas com a própria imagem. Pode ser reparadora ou estética.

Leia mais: Qual a diferença entre cirurgia estética e cirurgia plástica reparadora?

Quando a cirurgia plástica é estética ela promove grandes melhorias na aparência do paciente. Exemplo desses procedimentos são rinoplastia, lipoaspiração, lifting facial, entre outros.

A cirurgia plástica reparadora permite não somente melhorar a aparência física do paciente, mas lhe dar uma vida de mais qualidade, corrigindo defeitos de nascença ou ocasionados por traumas e acidentes. Alguns exemplos são a cirurgia de mamas em pacientes que tiveram câncer, cirurgia de lábio leporino, entre outros.

Como escolher uma clínica de cirurgia plástica?

A busca pelo cirurgião plástico que irá realizar o procedimento, seja ele estético ou reparador, requer muita atenção e deve ser uma decisão tomada com cautela. Levando em consideração não somente os bons resultados da cirurgia, mas também a saúde e segurança do paciente.

Para ajudar nesse momento de pesquisa e escolha, veja alguns pontos para basear sua decisão:

1-    Credenciais do cirurgião plástico

O paciente deve verificar se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), essa instituição é responsável por credenciar os médicos com especialidade na área da cirurgia plástica.

O profissional também deve ser credenciado perante o Conselho Regional de Medicina (CRM) e ter um número de registro ativo. Com base nisso é possível escolher um cirurgião plástico com aptidão e qualificações para realizar o procedimento desejado.

2-    Postura do cirurgião plástico durante a consulta

Durante a primeira consulta o paciente irá conhecer o cirurgião plástico. O médico deve buscar entender as insatisfações do paciente e suas expectativas em relação aos resultados da cirurgia plástica.

A partir desse momento, o profissional deve orientar sobre qual o procedimento mais adequado para o seu caso, informando tudo sobre o procedimento, inclusive sua complexidade, cuidados pré e pós-operatório, anestesia a ser utilizada, riscos, bem como possíveis cicatrizes.

Baseado nessas informações e com as dúvidas sanadas, o paciente pode ter mais segurança para decidir sobre a realização do procedimento. A transparência não somente do cirurgião plástico, mas também da clínica sobre dados da cirurgia, das credenciais do médico, da sua equipe e do hospital onde ele opera são muito importantes para a confiabilidade de todo o processo.

3-     Qualificação da equipe médica

O paciente deve observar se o cirurgião plástico é especialista em cirurgia plástica e no procedimento que ele tem interesse em realizar. Por exemplo, o paciente almeja realizar uma rinoplastia, é importante analisar se o profissional tem especialidade em rinoplastia e experiência na realização desse procedimento.

Um cirurgião plástico com vários anos de atuação, além das especializações, deve trabalhar com outros profissionais sérios de credibilidade na área, desde assistentes cirúrgicos, anestesistas, instrumentadores, etc. Isso dá mais respaldo para a clínica e maximiza as chances de alcançar resultados de excelência.

4-    Estrutura da clínica

O paciente pode analisar a higiene da clínica, a qualidade dos materiais e equipamentos utilizados, prezando pela sua segurança desde o pré até o pós-operatório.

Procedimentos menores e não invasivos como retirada de pontos cirúrgicos, preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica, sessões de laser e claro, as consultas podem ser realizadas na clínica.

Para garantir o bem estar do paciente, as cirurgias devem ser feitas em ambiente hospitalar, que possua disponibilidade de UTI, medicamentos, bem como outros aparatos que asseguram a saúde  do paciente.

Um cirurgião plástico de credibilidade irá trabalhar em parceria com hospitais de renome e com toda a estrutura física e pessoal qualificado para garantir a melhor experiência ao paciente.

Leia mais: Quanto custa uma Cirurgia de Nariz?

5-    Recomendações e avaliações de outros pacientes

Atualmente é comum buscar indicações de médicos pela internet, no caso das cirurgias plásticas não é diferente. As informações sobre os profissionais estão disponíveis em sites e redes sociais, agindo como boas aliadas nesse momento de escolha da clínica.

A opinião de outros pacientes  sobre o atendimento, cirurgia, resultados e suporte após a realização do procedimento devem ser pesquisados. Essas avaliações geralmente estão em fácil acesso na internet, assim é possível identificar cirurgiões plásticos mais recomendados e com mais qualificação para realização da cirurgia.

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?