Tudo que você sempre quis saber sobre Rinoplastia e nunca contaram para você!

mão de médico marcando nariz de mulher para rinoplastia

Sonhar em realizar uma cirurgia estética é algo bastante comum atualmente, os avanços dos procedimentos e técnicas têm possibilitado mudanças incríveis. Você pode ter a aparência que sempre sonhou, mas para realizar esse desejo existem algumas etapas, a pesquisa é uma delas.

Quando estamos nos preparando para uma cirurgia plástica, queremos saber o máximo de informações possíveis. A Rinoplastia, por ser a mais desejada entre as cirurgias faciais é foco de muitas dessas pesquisas.

A maior parte dos dados disponíveis está em linguagem não acessível, de forma muito técnica. Você deseja tirar suas dúvidas e não se sentir lendo algo para a escola, certo?

Nesse texto vamos lhe explicar muitos pontos sobre a Rinoplastia, confira!

Vou usar tampão após a Rinoplastia?

Não, o curativo da Rinoplastia é externo, já há muitos anos é ultrapassado usar tampão interno nas narinas após a cirurgia.

Após quanto tempo da Rinoplastia o cirurgião plástico remove o curativo?

Após 1 semana a 9 dias

Para quais pessoas a Rinoplastia é indicada?

Pacientes após os 15 anos, em caso das meninas e após 17 anos, para meninos, que tenham queixa com a aparência do seu nariz. Idade limite não existe.

A Rinoplastia é uma cirurgia complicada?

Para o paciente é totalmente segura e com resultados maravilhosos, desde que realizada por um especialista em Rinoplastia com uma extensa bagagem profissional.

Do ponto de vista técnico, sim é bastante complexa que requer domínio completo da anatomia facial, bom senso estético, conhecimento cirúrgico e de métodos atualizados para oferecer essa transformação ao paciente.

Posso escolher o meu nariz ideal?

Algumas dúvidas precisam ser tratadas de forma muito clara para não gerar falsas expectativas, é sempre melhor ouvir a verdade quando falamos de cirurgia plástica.

O paciente não pode escolher o modelo do nariz, pode alinhar com o profissional o que deseja com o que é possível para o seu caso. A preferência é um resultado natural, que valorize os traços naturais do rosto e realce a beleza, mas sem descaracterizar o paciente.

Que fatores são considerados para definir o formato do nariz?

Cada nariz é único, isso é muito importante que seja entendido. Por se localizar no centro da nossa face, o nariz é de muito destaque, portanto a cautela do profissional nas alterações é essencial.

Fatores considerados para escolha desse novo formato são a espessura da pele do paciente  (quanto mais fina a pele, mais expressivos os resultados), sexo e altura de cada pessoa, proporções faciais, estrutura óssea, etnia e ângulo da ponta e dorso do nariz.

A Rinoplastia melhora a respiração?

A Rinoplastia melhora a estética do nariz, embeleza o rosto, mas o que pode melhorar a respiração é a associação do método de correção da aparência com a funcional.

Cirurgia de correção de desvio de septo, por exemplo,  é frequentemente associada à Rinoplastia, assim além de ter um nariz lindo, temos o ganho em qualidade vida, sono, atividade física por uma respiração melhor.

Rinoplastia dói?

O paciente não sente dor no pós-operatório, é uma recuperação bem tranquila nesse sentido.

O resultado da Rinoplastia é imediato?

Tenha em mente que após a cirurgia o nariz vai estar inchado, bem como a área ao redor dos olhos pode ficar bastante roxa ou não, varia de cada pessoa, isso é normal.

O resultado mesmo que muito impactante após a remoção do curativo, não é o final. A evolução ocorre no período de 1 ano, nesse meio tempo é normal também o nariz mudar.

O que preciso fazer antes da Rinoplastia?

Para ter liberação para a cirurgia é preciso realizar exames laboratoriais e de coração, a  avaliação cardiológica com risco cirúrgico é necessária para pacientes idosos ou com alguma doença pré-existente relevante. Em casos de associação a correções funcionais, exames de imagem como tomografia dos seios da face são requisitados.

Qual a melhor anestesia para Rinoplastia?

A forma mais segura é a geral, principalmente se as alterações necessárias forem maiores ou se for necessário acessar a parte óssea do nariz.

A Rinoplastia demora muito?

Cerca de 2 a 3 horas, tempo cirúrgico considerado seguro e por isso mesmo ótima para associar a outras cirurgias.

Rinoplastia deixa cicatriz no nariz?

Com as avançadas técnicas atuais as cicatrizes são muito discretas e em sua maioria internas. Se localizam na região chamada de columela, entre as narinas, localização em que ficam disfarçadas.

Que profissional pode realizar a Rinoplastia?

Somente o cirurgião plástico com especialidade em Rinoplastia ou um otorrinolaringologista com muita experiência na parte estética, não apenas funcional.

Após a Rinoplastia posso praticar atividade física?

O repouso é necessário por cerca de 2 meses para atividades muito intensas, mas após 3 semanas já é possível realizar exercícios leves como bicicleta, caminhada e esteira.

Que cuidados devo ter com o curativo da Rinoplastia?

Principalmente não molhar ou manusear o curativo, somente o cirurgião plástico pode remover no prazo correto. A higiene facial é feita com espuma de sabonete e toalha úmida, cuidado ao lavar os cabelos, para que a água não atinja o curativo.

O Dr. Iran Sanches  é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?