Septoplastia

O desvio de septo é uma condição comum, em variados níveis. Em suas formas mais intensas pode prejudicar a respiração, sono e qualidade de vida do paciente. A septoplastia corrige o desvio de septo, resolvendo as queixas de obstrução nasal. Conheça mais sobre a cirurgia de septoplastia!

Septoplastia

O que é?

É a cirurgia responsável por corrigir o desvio de septo. O septo é uma estrutura composta por parte óssea e cartilaginosa, dividindo o nariz em narina direita e narina esquerda. 

Essa condição de desvio de septo pode dificultar a respiração do paciente, em razão da obstrução nasal, que pode causar prejuízos para o sono e até mesmo para a fala, prejudicando bastante sua qualidade de vida.

Quais os benefícios da septoplastia?

O maior benefício da septoplastia é amenizar os sintomas incômodos e trazer mais qualidade de vida ao paciente. Ela tem ótima associação com a cirurgia de rinoplastia, em casos em que o paciente além de queixa funcional tem incômodo com a aparência do nariz. Nessas situações, o cirurgião plástico pode solicitar a intervenção de um otorrinolaringologista, para resultados mais eficazes e completos.

Ao combinar esses dois procedimentos, é possível promover harmonia do rosto através da remodelação do nariz, sanando as insatisfações estéticas e melhorar a respiração do paciente, lhe proporcionando um enorme ganho em bem estar e autoestima.

A septoplastia é realizada preferencialmente com anestesia geral, com duração média de até duas horas. Através de uma incisão na mucosa do nariz, é possível descolar a pele, acessar a mucosa e assim moldar o septo, retirando tecido em excesso, como cartilagens e pequenas partes ósseas. Em seguida é feito a recolocação da pele e sutura. 

O desvio de septo é uma condição bastante comum, muitas pessoas possuem desvio de septo, em graus variados. A indicação para a cirurgia só ocorre quando é constatado por meio de exames de imagem, como a tomografia computadorizada dos seios da face, um grau elevado de desvio de septo. 

Nesses casos, os pacientes sentem grande incômodo em razão do comprometimento funcional do nariz. A cirurgia de septoplastia deve ser realizada a partir dos 16 anos, pois a região septal já está completamente desenvolvida nessa faixa etária. 

Costuma ser tranquilo, em caso de algum desconforto, o uso de analgésicos pode solucionar rapidamente. Um dos principais cuidados no pós-operatório de septoplastia é a limpeza adequada do nariz, com soluções de soro fisiológico, mantendo a região úmida. 

No primeiro dia após a cirurgia, o paciente deve ter uma alimentação leve e sem ingestão de alimentos muito quentes ou duros, que exijam dele muita força para mastigar. Devendo estender esse cuidado por uns três dias, mais ou menos.

O retorno para atividades físicas de maior intensidade costuma ser liberado após dois meses. Comparecer aos retornos cirúrgicos nas datas corretas e seguir todas as orientações do cirurgião plástico que realizou o procedimento também é essencial para o sucesso da cirurgia.

Siga-nos nos Instagram: