Septoplastia: conheça os benefícios e resultados

A Septoplastia corrige a condição de desvio de septo, podendo trazer melhoria muito expressiva das queixas respiratórias. Se você sente esse incômodo e deseja ter mais qualidade de vida, conheça a cirurgia de Septoplastia nesse texto que preparamos!

Inicialmente, entenda o que é o desvio de septo:

A estrutura do septo nasal é formada por cartilagem, mucosa e osso, ela está localizada entre as fossas nasais, dividindo-as. Quando há um desvio de septo, seja para direita ou esquerda, a passagem do ar pode ficar obstruída, causando queixa respiratória, o que prejudica muito a vida de quem possui essa condição.

A presença do desvio de septo é bem comum, mas pode aparecer em níveis diversos de gravidade e por algumas causas, como uma má formação ou mesmo por acidentes que prejudiquem a região do nariz. Quando detectada insatisfação em decorrência disso, a melhor indicação é realizar a Septoplastia.

Leia Mais: Qual o valor de uma cirurgia de desvio de septo

E o que esperar do pós-operatório de Septoplastia?

Durante a recuperação, o paciente deve se atentar a cuidados simples, mas muito necessários. É imprescindível seguir todas as orientações médicas da forma correta. Os cuidados são:

– Não se preocupe com a sensação de nariz fechado ou pressão no nariz, é normal após a cirurgia e com a  regressão do inchaço interno logo irá passar;

– Desconforto pode ser facilmente resolvido com analgésicos. Também são recomendados antibióticos para o pós-operatório;

– A posição recomendada para dormir é com a cabeça elevada, sobretudo nos primeiros dias;

– Manter alimentação em temperatura mais fria, de consistência mais líquida que evite mastigação. Após 72 horas da cirurgia é possível comer alimentos um pouco mais sólidos;

– Permanecer em repouso pelo menos 1 semana;

– Efetuar higiene correta e eficiente do nariz, como indicada pelo profissional que realizou o procedimento;

– Não inserir objetos ou mesmo os dedos no nariz;

– Sempre manter a parte interna do nariz hidratada, umidificada com spray nasal de soro fisiológico;

– Viagens longas ou de avião são liberadas somente a partir da 3ª semana após a cirurgia, assim evita-se risco de sangramento;

– Exercícios físicos só são liberados após 2 meses em média ou de acordo com orientações médicas;

Leia Mais: Como saber se tenho desvio de septo?

Que benefícios a Septoplastia pode proporcionar?

Para a cirurgia de Septoplastia a melhor indicação é de anestesia geral, já que a parte óssea será acessada, sendo a forma mais segura para o paciente. A duração da cirurgia costuma ser de 2 horas em média, a alta hospitalar costuma ser no mesmo dia do procedimento.

Como já mencionamos, a ocorrência do desvio de septo é bem comum, porém isso pode levar a complicações respiratórias. Através da Septoplastia, é possível realizar alterações necessárias para proporcionar uma respiração melhor ao paciente, reposicionando o septo e desobstruindo a passagem do nariz.

Nosso rendimento em atividades físicas e até a qualidade do sono podem ser prejudicados quando a nossa respiração está com algum empecilho. É importante buscar avaliação médica adequada para tratar essas queixas, ter mais bem estar e uma melhor qualidade de vida.

A cirurgia de Septoplastia tem ótima associação com outros procedimentos, como a Rinoplastia e a Turbinectomia, tanto pelo local, tempo cirúrgico como pela finalidade. A Rinoplastia corrige a estética do nariz e deformidades, quando o paciente tem um desvio significativo do septo, isso pode ser observado pela aparência externa torta do nariz.

A associação da Septoplastia com a Rinoplastia é excelente para melhoria da queixa funcional aliada à estética e harmonia do nariz. Quanto à cirurgia de Turbinectomia, se refere à correção do volume dos cornetos nasais. Quando essas estruturas internas do nariz têm um tamanho aumentado, a passagem do ar fica bem reduzida, necessitando de intervenção cirúrgica.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?