Qualquer pessoa com o nariz entupido sabe que pode isso é irritante e desconfortável. Esses problemas geralmente podem ser causados por condições como sinusite, rinite e alergias, mas também podem ocorrer devido a um desvio de septo. Ocorre quando o septo (a cartilagem / estrutura óssea que divide verticalmente as fossas nasais) não está completamente reto, com uma parte bloqueando um ou ambos os lados das narinas. A rinosseptoplastia é indicada nesses casos.
O que é rinosseptoplastia?
O septo inclinado pode ser corrigido cirurgicamente, sendo a rinosseptoplastia uma das cirurgias mais conhecidas para resolver esse caso. Essa cirurgia consiste em uma combinação de cirurgia para correção do desvio e correção estética do nariz. Assim, quando um paciente deseja ou precisa realizar os dois procedimentos, a técnica é utilizada, sem gerar nenhum problema. Entenda mais!
Para quem está indicado essa junção de procedimentos?
É indicada para quem tem desvio de septo (ou outro problema que obstrui a respiração), mas deseja também utilizar o procedimento para melhorar a parte estética. Nos casos em que a insuficiência ou obstrução nasal não seja causada por desvio septal, a cirurgia não é indicada. Nessas situações, alternativas não cirúrgicas devem ser buscadas para solucionar o problema.
Algumas doenças que podem ter os mesmos sintomas da curvatura septal incluem rinite e sinusite. Nesse ponto, vale lembrar que qualquer correção cirúrgica, seja estética ou não, deve ser indicada e sob os cuidados de um médico.
Como é feita a rinosseptoplastia?
Este tipo de tratamento pode ser realizado pelo método de cirurgia aberta ou fechada. Na cirurgia aberta, é feita uma incisão e a pele é separada do nariz, e esse tipo de procedimento geralmente é realizado em casos mais graves, onde o médico necessita de maior visualização. Normalmente a cicatriz é imperceptível.
A cirurgia fechada é realizada com uma incisão na parte interna do nariz – e nem incisão nem pontos são visíveis nesta situação. É indicado quando as mudanças são mais fáceis de corrigir. Em ambos os casos, a correção do desvio de septo é realizada primeiro, e depois a parte estética.
O que esperar do pós-operatório?
O pós operatório desse procedimento é acompanhado por dor local, geralmente tratada com analgésicos. Outra queixa comum é a congestão nasal, pois a cartilagem está sensível e inchada, mas geralmente desaparece após a primeira semana. É recomendável limpar o nariz várias vezes ao dia para evitar o aumento de secreções que tendem a infeccionar. Freqüentemente, os pacientes também apresentam inchaço na parte externa do rosto, geralmente acompanhado de hematomas.
Dr Iran Sanches Especialista em Rinoplastia
Quer deixar seus traços faciais mais harmônicos e melhorar sua respiração em um mesmo procedimento? Ainda esse ano você pode tornar realidade a sua rinosseptoplastia. Dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e a realizar seu sonho da rinoplastia.