A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas, pelo seu alto potencial de embelezamento, elevação da autoestima e melhoria da qualidade vida.
Por ser um procedimento tão em alta, uma das principais dúvidas sobre ele é o valor. O custo de uma Rinoplastia pode variar amplamente, dependendo de diversos fatores, se você se interessa por esse procedimento e deseja entender mais, confira o texto e saiba mais!
Fatores que Influenciam o Custo da Rinoplastia
Localização Geográfica
Cirurgias realizadas em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm valores maiores, devido à proximidade com hospitais de muito prestígio e à demanda por cirurgiões renomados.
Experiência do Cirurgião
Cirurgiões plásticos altamente experientes e reconhecidos no mercado tem honorários compatíveis as suas especialidades, portanto mais elevados. A formação, especialização, anos de atuação e reputação do profissional influenciam diretamente o valor das cirurgias.
Complexidade do Procedimento
Rinoplastias podem ser classificadas como primárias (primeira cirurgia) ou secundárias (revisões de cirurgias anteriores). Cirurgias secundárias geralmente são mais complexas e, portanto, tem um custo mais elevado.
Existe uma restrição das modificações possíveis nesses casos, pelo tecido cicatricial existente, portanto requer um domínio de técnica e conhecimento ainda maior do profissional. Além disso, a necessidade de correções funcionais, como por exemplo, desvio de septo, também afeta o valor.
Infraestrutura do Hospital
Clínicas bem equipadas e hospitais com uma estrutura de ponta tem valores proporcionais a qualidade de seus serviços. Isso inclui os custos com sala de cirurgia, equipe de anestesia e cuidados pós-operatórios.
Despesas Adicionais
Além dos honorários do cirurgião e valores hospitalares e de anestesia,, o paciente deve considerar outras despesas, como consultas pré e pós-operatórias, exames laboratoriais, medicamentos e possíveis sessões de acompanhamento.
Considerações Importantes sobre o custo de uma Rinoplastia
Consulta Inicial
É fundamental realizar uma consulta inicial com o cirurgião plástico para discutir expectativas, avaliar a viabilidade do procedimento e obter um orçamento detalhado. Os valores não são passados antes que o caso do paciente seja avaliado, pois cada paciente tem demandas únicas, portanto não existe um valor tabelado.
A divulgação dos valores na internet não é aconselhada pelo órgãos competentes da área, como o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Qualidade vs. Custo
Embora o preço seja um fator importante, a escolha do cirurgião plástico não deve ser baseada apenas no custo. A qualificação e a experiência do profissional são cruciais para garantir um resultado satisfatório e seguro.
Plano de Saúde
Em geral, planos de saúde não cobrem cirurgias estéticas. No entanto, se a Rinoplastia for realizada para corrigir problemas respiratórios, como desvio de septo, algumas despesas podem ser cobertas parcialmente, como a internação hospitalar.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!