Quanto tempo após a Rinoplastia posso voltar a usar óculos?

moca-bonita-blusa-listada-branca-e-preto-piscando-um-olho-e-segurando-o-oculos-com-uma-mao-e-mordendo-uma-haste

A Rinoplastia é a cirurgia facial mais realizada no país e com isso dúvidas sobre o que pode ou não ser feito no pós-operatório são muito comuns.

Um desses questionamentos diz respeito ao uso de óculos após a cirurgia. Se você se interessa pela Rinoplastia, confira o texto e saiba mais!  

A Rinoplastia é a cirurgia plástica de nariz, que busca não somente a beleza, mas também pode auxiliar o paciente a resolver problemas relacionados à parte funcional, como desvio de septo, entre outros problemas.

A Rinoplastia é realizada com incisões na pele, cartilagem e também na parte óssea, se for necessário.  Quanto maior o nível da intervenção cirúrgica, maiores os cuidados especiais a serem tomados no período de recuperação e cicatrização.

Leia Mais: A recuperação pós-operatório de uma Rinoplastia

Em Rinoplastias que as modificações no dorso nasal, acessando a parte óssea são necessárias, o uso de óculos, qualquer acessório ou atrito pode lesionar o nariz recém-moldado. Já em casos em que somente a ponta do nariz foi alterada, alinhando somente cartilagem e a pele, a restrição do uso de óculos não é necessária.

O uso dos óculos não está liberado por no mínimo 6 semanas.  O peso e a pressão causada pelo uso da armação dos óculos podem ser prejudiciais na recuperação do nariz, como já mencionamos.

moca-bonita-blusa-rosa-cabelos-longos-sorrindo-segurando-oculos-preto-com-duas-maos-e-bracos-esticados

Caso o cirurgião plástico avalie ser necessário aumentar ou diminuir o período de restrição ao uso de óculos, ele irá informar ao paciente nos retornos pós-operatórios.

A melhor opção para pacientes que dependem do uso de óculos de grau é antes de realizar a Rinoplastia, agendar uma consulta com o Oftalmologista e solicitar uma receita para adquirir lentes de contato. Recomendamos que  isso seja feito com certa antecedência para que o paciente se adapte ao uso das lentes.

Pacientes que usam apenas óculos escuros para proteção de raios solares, indicamos o uso de chapéus e bonés. Porém ressaltamos que nos 2 primeiros meses é fundamental evitar locais muitos quentes e exposição ao sol, por isso o uso do filtro solar é indispensável, mesmo em dias nublados.

O passo a passo após a Rinoplastia é simples, mas deve ser seguido corretamente. O paciente deixará o Centro Cirúrgico com um curativo chamado Aquaplast, ele é bem rígido e ajudará o nariz a ter uma melhor definição no formato.

No prazo de 7 a 9 dias o cirurgião plástico fará a retirada do Aquaplast,  se julgar necessário deixará uma bandagem com Micropore, para que o paciente use por mais alguns dias.

Como a recuperação da Rinoplastia depende muito do pós-operatório, não é recomendado também aos pacientes que realizem atividades físicas intensas por um período de pelo menos 2 meses.

Alguns exercícios mais leves podem ser liberados após 3 semanas, como caminhadas, bicicletas e esteira, desde que  sejam de baixa intensidade. Assim não irão provocar nenhum trauma ao nariz do paciente e nem prejudicar a recuperação.

Leia Mais: Fiz uma Rinoplastia após quanto tempo posso praticar atividades físicas

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?