Quanto tempo após a Rinoplastia posso voltar a trabalhar?

Mulher apontando o nariz rinoplastia

Muitas pessoas adiam viagens ou outros sonhos por não conseguirem conciliar com o trabalho. As cirurgias plásticas exigem um nível de programação, geralmente agendadas no período de férias, porém algumas tem retorno mais breve à rotina.

Se a cirurgia plástica que você tem interesse é a Rinoplastia, confira o texto e saiba qual o período adequado para retorno ao trabalho.

A Rinoplastia é realizada geralmente com anestesia geral, tem duração de cerca de duas horas. Pode também ser feita com anestesia local, isso vai depender da avaliação do cirurgião plástico para a melhor indicação da técnica para o caso.

Apesar de ser um procedimento de alta complexidade e que exige muita experiência e conhecimento do profissional, para o paciente é muito seguro e a alta ocorre no mesmo dia da cirurgia.

O paciente pode voltar a trabalhar home office após 2 dias da Rinoplastia, desde que seu trabalho não exija esforço físico ou exposição ao sol. Atividades que necessitam apenas do uso do computador são idéias para esse momento de pós-operatório.

O curativo do nariz, chamado de aquaplast, é removido após  7 a 9 dias da cirurgia. Após a remoção o paciente pode se sentir mais confortável para exposição pública e a volta ao trabalho presencial.

O pós-operatório da Rinoplastia é indolor, portanto desde que o paciente realize a lavagem e higiene internas do nariz corretamente, a respiração é normalizada com a redução do inchaço.

É normal durante a recuperação, além do inchaço no nariz e algumas partes do rosto em volta, surgimento de manchas roxas e com o passar dos dias amareladas. Após a primeira semana isso diminui bastante, caso seja necessário, as manchas podem ser cobertas com maquiagem.

Ao voltar ao trabalho, muitas pessoas podem precisar usar óculos, sobretudo para leitura, mas a liberação para o uso após a Rinoplastia é somente após 2 meses. Para se programar com cuidado, a indicação dos cirurgiões plástico é que o paciente faça lentes de contato com o seu grau correto.

A exposição solar também só é recomendada após 60 dias, o calor e até mesmo o mormaço podem manchar a pele e contribuir para o inchaço do nariz. Períodos mais frios do ano favorecem o pós-operatório de Rinoplastia, por isso geralmente a maior procura é nos meses de inverno.

Caso o paciente trabalhe em algo que exija mais fisicamente, o recomendado é realizar em período de férias, pois as atividades de intensidade leve (esteira e caminhada, por exemplo) estão liberadas após 10 dias.

Musculação com pesos baixos pode ser feita após 3 semanas. Exercícios físicos mais intensos estão liberados após 5 semanas, mas tudo dentro das orientações do cirurgião plástico que realizou o procedimento.

O Dr. Iran Sanches  é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?