Quando a blefaroplastia além de embelezar melhora a visão?

Entenda os benefícios dessa cirurgia!

A Cirurgia de blefaroplastia é realizada para a correção de pele excessiva nas pálpebras ou das bolsinhas de gordura logo abaixo dos olhos que surgem com o decorrer do tempo, pelo processo natural de envelhecimento do rosto.

A blefaroplastia visa promover uma suavização na estética facial do paciente, alterando-se posição da pele, gordura e músculos da região em torno dos olhos, tornando a expressão mais harmônica e descansada.

Alguns fatores como os ligados a genética, cigarro e alergias podem agravar ou fazer com que o surgimento dessas bolsas de gordura ao redor dos olhos seja mais precoce, necessitando a remoção cirúrgica.

As queixas mais comuns dos pacientes que buscam a cirurgia de blefaroplastia são relacionadas a aparência cansada, rosto aparentemente mais envelhecido devido a sobra de pele. No entanto, a blefaroplastia também pode ajudar a corrigir problemas de visão.
As pálpebras desempenham papel importante e não são apenas pele. São responsáveis por manter os olhos saudáveis, através do piscar seus músculos abaixo da pele impedem que estes fiquem ressecados.

A região das pálpebras apresenta uma espessura de pele mais fina que as demais. É muito importante que ao procurar um médico para realizar essa cirurgia, assim como qualquer outra, o paciente busque um profissional capacitado e com experiência nesse procedimento.
Existe um músculo na região dos olhos que se chama elevador, ele faz a movimentação da pálpebra superior milhares de vezes ao dia.

O músculo fraco, o excesso de pele ou gordura podem deixar as pálpebras com peso grande o que dificulta a sua movimentação. Tais aspectos podem acarretar em prejuízos para a córnea como as irregularidades na mesma, caracterizando quadros de astigmatismo, ou seja, a dificuldade na visão pelo desfoque das imagens tanto a longa quanto a curta distância.

A cirurgia de blefaroplastia pode resolver o problema do peso das pálpebras, que dificultam a visão, trazendo grandes melhorias para o aspecto funcional da visão do paciente, como o quadro de astigmatismo que citamos.

Realizada através de uma incisão, que logo em seguida é cauterizada, é feita a remoção da pele e gordura. A cirurgia leva em média 1 hora a 1 hora e meia, podendo ser feita com anestesia local e leve sedação para conforto do paciente.

Dependendo do caso, pode ser necessária que a musculatura na região seja corrigida, esses casos são chamados de ptose palpebral. A cirurgia de blefaroplastia não é recomendada para os pacientes que possuem problemas de saúde relacionados a hipertensão severa ou diabetes (que não estejam com essas doenças sob controle ou acompanhamento médico frequente).

A recuperação para os pacientes submetidos à blefaroplastia em geral é tranquila, desde que os cuidados pós-operatórios sejam seguidos. Devem ser evitados principalmente cigarro, pelo menos por 60 dias, e exposição ao sol, assim como deitar de bruços logo após a cirurgia e toda atividade que possa causar dano aos olhos, até lentes de contato por pelo menos duas semanas.

A higiene correta como cirurgião plástico recomenda ao paciente também é muito importante, feita apenas com água e sabão neutro, assim como compressas de soro gelado e chá de camomila gelado nos olhos. Quanto as cicatrizes da blefaroplastia, são geralmente muito discretas e ficam escondidas pelas dobras da pele na pálpebra superior e abaixo dos cílios na pálpebra inferior.

Você conhecia os benefícios funcionais da blefaroplastia?

O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia e cirurgia plástica em geral, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica facial e foco em rinoplastia. Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

 Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?