Entenda os benefícios dessa cirurgia!
A Cirurgia de blefaroplastia é realizada para a correção de pele excessiva nas pálpebras ou das bolsinhas de gordura logo abaixo dos olhos que surgem com o decorrer do tempo, pelo processo natural de envelhecimento do rosto.
A blefaroplastia visa promover uma suavização na estética facial do paciente, alterando-se posição da pele, gordura e músculos da região em torno dos olhos, tornando a expressão mais harmônica e descansada.
Alguns fatores como os ligados a genética, cigarro e alergias podem agravar ou fazer com que o surgimento dessas bolsas de gordura ao redor dos olhos seja mais precoce, necessitando a remoção cirúrgica.
As queixas mais comuns dos pacientes que buscam a cirurgia de blefaroplastia são relacionadas a aparência cansada, rosto aparentemente mais envelhecido devido a sobra de pele. No entanto, a blefaroplastia também pode ajudar a corrigir problemas de visão.
As pálpebras desempenham papel importante e não são apenas pele. São responsáveis por manter os olhos saudáveis, através do piscar seus músculos abaixo da pele impedem que estes fiquem ressecados.
A região das pálpebras apresenta uma espessura de pele mais fina que as demais. É muito importante que ao procurar um médico para realizar essa cirurgia, assim como qualquer outra, o paciente busque um profissional capacitado e com experiência nesse procedimento.
Existe um músculo na região dos olhos que se chama elevador, ele faz a movimentação da pálpebra superior milhares de vezes ao dia.
O músculo fraco, o excesso de pele ou gordura podem deixar as pálpebras com peso grande o que dificulta a sua movimentação. Tais aspectos podem acarretar em prejuízos para a córnea como as irregularidades na mesma, caracterizando quadros de astigmatismo, ou seja, a dificuldade na visão pelo desfoque das imagens tanto a longa quanto a curta distância.
A cirurgia de blefaroplastia pode resolver o problema do peso das pálpebras, que dificultam a visão, trazendo grandes melhorias para o aspecto funcional da visão do paciente, como o quadro de astigmatismo que citamos.
Realizada através de uma incisão, que logo em seguida é cauterizada, é feita a remoção da pele e gordura. A cirurgia leva em média 1 hora a 1 hora e meia, podendo ser feita com anestesia local e leve sedação para conforto do paciente.
Dependendo do caso, pode ser necessária que a musculatura na região seja corrigida, esses casos são chamados de ptose palpebral. A cirurgia de blefaroplastia não é recomendada para os pacientes que possuem problemas de saúde relacionados a hipertensão severa ou diabetes (que não estejam com essas doenças sob controle ou acompanhamento médico frequente).
A recuperação para os pacientes submetidos à blefaroplastia em geral é tranquila, desde que os cuidados pós-operatórios sejam seguidos. Devem ser evitados principalmente cigarro, pelo menos por 60 dias, e exposição ao sol, assim como deitar de bruços logo após a cirurgia e toda atividade que possa causar dano aos olhos, até lentes de contato por pelo menos duas semanas.
A higiene correta como cirurgião plástico recomenda ao paciente também é muito importante, feita apenas com água e sabão neutro, assim como compressas de soro gelado e chá de camomila gelado nos olhos. Quanto as cicatrizes da blefaroplastia, são geralmente muito discretas e ficam escondidas pelas dobras da pele na pálpebra superior e abaixo dos cílios na pálpebra inferior.
Você conhecia os benefícios funcionais da blefaroplastia?
O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia e cirurgia plástica em geral, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica facial e foco em rinoplastia. Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!